“Segue o baile” do Cineclube Torres em Outubro
O Baile é o tema do ciclo mensal de Outubro do Cineclube Torres, com 5 títulos centrados sobre uma atividade que apaixona e aproxima pessoas de todas as idades; o cartunista Santiago cedeu para o cartaz das atividades uma significativa “charge” sobre o tema, representando um salão de dança rico enquanto na rua se realiza um baile espontâneo feito de “sobras musicais” do andar acima. Um desenho que faz refletir sobre as desigualdades mas que também exemplifica o caráter democrático e universal dessa expressão humana, que transcende a extração social, sendo suficientes música e chão, para desencadear as evoluções dos passos de dança.
Abrem e fecham a seleção dois clássicos italianos sobre a temática, “O Baile” de Ettore Scola e “Ginger e Fred” de Federico Fellini, duas peculiares visões autorais sobre a paixão do movimento do corpo pela música. Haverá o espaço também para a sugestiva proposta musical e de dança do grupo Stomp, um clássico brasileiro recente, o “Chega de Saudade” de Laíz Bodansky, um retrato do universo dos clubes de baile urbanos e um filme francês, “Tango Livre”, inserindo a clássica e sensual dança portenha num presídio europeu.
Durante o mês de Outubro haverá também uma sessão especial, no Domingo dia 28 às 19h, em celebração do dia Internacional da Animação (DIA) com mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais, em contemporâneo em centenas de cidades do Brasil. A data do evento é uma comemoração a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo e o evento é produzido pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).
As sessões habituais do ciclo mensal ocorrem todas as segundas feiras de Agosto, no Auditório José Antônio Picoral, na atual Casa da Terra e antigo Centro Municipal de Cultura, às 20h, sempre com entrada franca.
Segunda Feira dia 1 de Outubro – 20h – Auditório José Antônio Picoral
O Baile
de Ettore Scola
França/Itália – 1983 – Histórico/Musical
Sem diálogos, o filme conta parte da história da França, da década de 1930 à década de 1980, a partir dos personagens reunidos em um salão de dança. Através das recordações das pessoas, da música e da dança, o filme traça um panorama da evolução do país, da ocupação nazista ao surgimento do rock’n’roll e da disco music.
*
Segunda Feira dia 8 de Outubro – 20h – Auditório José Antônio Picoral
Stomp
de Steve McNicholas e Luke Cresswell
Grã Bretanha – 2008 – Dança/Musical
O grupo inglês STOMP surgiu no início dos anos 90 e logo se tornou conhecido no mundo inteiro pela originalidade de suas performances nas quais objetos domésticos comuns assumem nova vida como instrumentos de percussão: vassouras, isqueiros, garrafas de água, bolas de basquete e muitos outros. Neste espetáculo, realizado na Inglaterra, oito artistas conduzem o público por uma viagem através do som e da música, na qual o ritmo é a palavra de ordem.
*
Segunda Feira dia 15 de Outubro – 20h – Auditório José Antônio Picoral
Chega de Saudade
de Laís Bodanzky
Brasil – 2006 – Drama/romance
Os dramas e as alegrias de cinco personagens frequentadores de um baile de dança em São Paulo. Tudo começa quando o salão abre as portas e termina quando o último cliente desce a escada, pouco antes da meia-noite. Ao som de muita música e dança, o filme aborda amor, solidão, desejo e traição. Recebeu o Troféu Candango Melhor Filme (Júri Popular) no Festival de Brasília de 2008, sendo ovacionado de pé ao fim da exibição.
*
Segunda Feira dia 22 de Outubro – 20h – Auditório José Antônio Picoral
Tango Livre
de Frédéric Fonteyne
França – 2012 – Comedia dramática
Jean-Christophe é um apagado guarda penitenciário, sua única alegria são suas aulas de tango uma vez por semana, onde um dia conhece a recém-chegada Alice. Só não pode imaginar de reencontrá-la na sala de visitas da prisão onde trabalha, quando ela vai visitar dois detentos: seu marido e seu amante. Estranhamente atraído por essa mulher, o guarda acaba envolvido na sua complicada vida amorosa. Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2012.
*
SESSÃO ESPECIAL – DOMINGO
28 de Outubro – 19h – Auditório José Antônio Picoral
Dia Internacional da Animação
O Dia Internacional da Animação (DIA) é uma Mostra de curtas-metragens de desenhos animados nacionais e internacionais com entrada franca que acontece em contemporâneo no dia 28 de outubro em centenas de cidades do Brasil. A data do evento é uma comemoração a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, o teatro óptico de Emile Reynaud “Pauvre Pierrot”, apresentado no Museu Grevin em Paris no dia 28 de outubro de 1892
*
Segunda Feira dia 29 de Outubro – 20h – Auditório José Antônio Picoral
Ginger e Fred
de Federico Fellini
Itália/França/Alemanha – 1986 – Comêdia
Amélia e Pippo são dançarinos e sapateadores que se apresentavam nos anos de 1940 como um casal imitando os artistas de cinema norte-americanos Fred Astaire e Ginger Rogers, adotando assim o nome artístico “Ginger e Fred”. Após 30 anos separados e sem saber mais um do outro, são convidados para um segmento “nostalgia” em um programa de TV de auditório. As muitas lembranças acendem uma nova chama entre os dois.
*
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917