Em Julho de 2011 começaram os primeiros encontros do que iria ser o Cineclube Torres: no início, informalmente, com reuniões de sensibilização esporádicas e depois semanalmente conforme uma agenda traçada e um maior comprometimento por parte dos participantes.

A análise das anteriores experiências de exibições cinematográficas promovidas na cidade revelou que, para garantir ao projeto solidez em caráter permanente e despersonalizado, seria essencial encaminhar o projeto na forma de um Cineclube, que é na prática uma Associação sem fins lucrativos; isso aumentou a complexidade do empreendimento com a burocracia de atos constitutivos, mas também deu a oportunidade de amadurecer as ideias iniciais e de debater sobre as futuras atribuições da entidade.

O caminho foi longo, até que em março de 2012 foi registrada legalmente em Cartório a Associação sem fins lucrativos denominada “Cineclube Torres”, posteriormente registrada na Secretaria da Fazenda como pessoa jurídica.

Entre os objetivos estatutários da Associação temos:

  • a projeção e exibição de filmes e material audiovisual em geral; a promoção de manifestações culturais e cinematográficas;
  • a realização de convênios com entidades culturais no país ou no exterior para intercâmbio cultural;
  • a realização de ações de formação relacionadas com as técnicas cinematográficas e audiovisuais;
  • pesquisa, recolhimento, recuperação e catalogação de material audiovisual, inclusive fotográfico, referente à cidade de Torres e à sua história.

Temos já um histórico de mais de 400 exibições cinematográficas, a maioria efetuadas no Auditório José Antônio Picoral, que integrava o Centro Municipal de Cultura de Torres, mas também em espaços privados (Espaço Paulo Prates, Biblioteca Guedes, Espaço Möva), em escolas públicas e na Universidade Luterana ULBRA Torres.