O Que é um Cineclube:

O Cineclube é um espaço coletivo, formado por um grupo de indivíduos para a apreciação de obras cinematográficas e audiovisuais. Este caráter coletivo e democrático é refletido na escolha participativa dos filmes a serem projetados e na viabilização, econômica e organizativa, das suas atividades.

É um lugar onde, através da fruição das obras e do subsequente debate, se cultiva um senso critico renovador e gerador de novas perspectivas culturais, estimulando assim a formação de público sem qualquer perspectiva comercial.

Resumindo, um Cineclube é um espaço democrático, sem fins lucrativos e com forte comprometimento ético e cultural.

O Cineclube Torres

O Cineclube Torres é um projeto que remonta a Julho de 2011 com programação audiovisual continuada desde Agosto 2011, registrado legalmente em Cartório como Associação sem fins lucrativos em Março de 2012,

Entre os objetivos estatutários da Associação temos: a projeção e exibição de filmes e material audiovisual em geral; a promoção de manifestações culturais e cinematográficas; a realização de convênios com entidades culturais no país ou no exterior para intercâmbio cultural; a realização de ações de formação relacionadas com as técnicas cinematográficas e audiovisuais; pesquisa, recolhimento, recuperação e catalogação de material audiovisual, inclusive fotográfico, referente à cidade de Torres e à sua história.

Após 7 anos do início das nossas atividades, temos mais de 300 sessões públicas, vários projetos culturais aprovados, realizados e em projeto, sempre para privilegiar o encontro do público com o audiovisual, numa perspectiva artística e de empenho social.

O Cineclube Torres é inscrito como Produtor Cultural Estadual (n. 4917) no ProculturaRS, tem registro na ANCINE (n. 33764). Foi exibidor da PROGRAMADORA BRASIL (Associação Amigos da Cinemateca Brasileira, parceiro do Clube de Cinema FDE (Fora do Eixo), da CINEMATECA FRANCESA e da Filmoteca do Goethe Institut São Paulo.

O Cineclube Torres atualmente é Ponto de Cultura certificado, pela Lei Cultura Viva.

2 comentários em “Sobre Cineclube Torres

  1. Dra Erecina Figueiredo Responder

    Foi com bastante satisfação saber da existência do Cineclube em Torres , estava vendo a programação do cinema a pouco inaugurado e acabei achando o Cineclube . A rede comercial de cinema não eh uma atração para mim, com exceções de grandes filmes mas O seu cotidiano Eh apresentar filmes para gratificação imediata e logo esquecidos. Mesmo com essa restrição achei muito bom que Torres tenha um cinema da qualidade do inaugurado . Tenho seguido a programação do Cineclube de vocês e achei grandes escolhas , comprei apartamento a pouco tempo em Torres e vou tentar nos dias em que aí estiver participar das projeções e como participante efetiva do Cineclube .
    saudações
    Dra Erecina Figueiredo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *