Sala Audiovisual Gilda e Leonardo

Finalmente o Cineclube Torres, recentemente agraciado em Torres com o prêmio trajetória cultural no edital da Lei Paulo Gustavo e premiado pelo Edital Federal de Pontos de Cultura Sergio Mamberti, vai ter a possibilidade de retomar a sua programação continuada, desta vez em espaço particular.

Em ausência de disponibilidade de um espaço público e sem qualquer perspectiva real quanto a isso, a solução foi montar uma pequena sala audiovisual equipada, com lotação limitada a 20/25 pessoas, num espaço gentilmente cedido pela escola Up Idiomas.

A sala está localizada junto à escola, com acesso direto pela calçada, na Rua Cincinato Borges n. 420, quase esquina com a Rua Manuel Fortunato de Sousa, e é denominada de “Sala Audiovisual Gilda e Leonardo”, em homenagem a um casal cineclubista, originário do Chile que marcou a história da associação ao longo da última década, Gilda Contreras e Leonardo Orozco (este último in memoriam)

Aqui as fotos do espaço antes da transformação:

Aqui algum registro dos trabalhos:

Aqui alguma imagem da Sala já em funcionamento:

A demora para achar um lugar à disposição, que deixasse autonomia e liberdade de uso, foi devida à dinâmica da cidade, que normalmente valoriza os espaços à disposição, mesmo ociosos e também à nossa tentativa de pressionar o poder público a disponibilizar um espaço público gratuito.

Também pesou o esforço organizacional e financeiro necessário para transformar um espaço para uso de projeção audiovisual, com custos relativamente altos para uma associação sem muita arrecadação, tendo ficado inclusive algum trabalho para uma segunda fase, e só foi viável com a notícia da contemplação no Edital Trajetória da Lei Paulo Gustavo em Torres.

Aqui os valores pagos até a data para equipamentos e acessórios necessários:

Aqui o detalhamento da despesa:

O lastro financeiro que seria garantido pelo citado Prêmio Trajetória da Lei Paulo Gustavo em Torres infelizmente está longe de ser concretizado, pois a mais de 3 meses da homologação do resultado, a prefeitura de Torres ainda não efetuou o pagamento do prêmio.

A organização das sessões na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo é de exclusiva responsabilidade do Cineclube Torres, Associação sem fins lucrativos, Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva e Ponto de Memória pelo IBRAM, em atividade desde 2011, contando com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.