O Cineclube Torres foi contemplado em 2018 no Edital  #juntospelacultura_2 da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer – Sedactel, por intermédio do Sistema Estadual Unificado de Apoio e Fomento às Atividades Culturais – Pró-cultura RS, com um projeto de Programação em espaço cultural denominado “AUDIOVISUAL É ARTE, CULTURA E CIDADANIA”.

O projeto tenciona expandir e articular a plurianual experiência de exibições audiovisuais do Cineclube Torres, efetuada em vários locais e contextos, no espaço público colocado à disposição do Município de Torres, o Auditório José Antônio Picoral, do Antigo Edifício da Sapt, hoje Casa da Terra (antigo Centro Municipal de Cultura), na Rua José Antônio Picoral 171, Torres/RS.

A curadoria da programação audiovisual prevista no projeto seguirá este eixos temáticos principais:

Cineclube – Cinema Cultural:

Exibição de filmes de cunho cultural e artístico, obras de cinema autoral, privilegiando as produções gaúchas e brasileiras, ou oriundas de cinematografias de vários países, propostos para um público diferenciado, não só local como de turistas e veranistas, com intuito de aumentar a competitividade da cidade como destino turístico usando aspectos culturais, uma das metas do Plano Nacional de Cultura.

CineCult – Cinema Experimental/Documental/Audiovisuais artísticos:

Oportunizar a divulgação de trabalhos artísticos ligados à linguagem audiovisual, nacionais e internacionais, em mostras temáticas e também a divulgação de material audiovisual independente, com dificuldade de ingresso nas tradicionais redes de distribuição cinematográfica, para promoção do necessário encontro dos autores com o público.

Cineclube em Família – Cinema de qualidade para lazer e recreação:

Sessões dirigidas a um público mais amplo, mas sem prescindir da valorização de aspectos artístico-cultural específicos das obras, para estimular o habito de frequentação de um espaço cinematográfico, necessário após o hiato de quase uma década do fechamento da última sala cinematográfica comercial na cidade.

Cineclubinho – Sessões Infanto-juvenis:

Exibição de filmes dirigidos a faixas etárias específicas, para despertar o gosto da descoberta de obras ficcionais e de animação de forma socializante e integrada numa perspectiva pedagógica. O caráter lúdico das obras e a relevância das suas mensagem poderão gerar um novo público para o audiovisual e uma nova geração de cidadãos.

Cinema e Escola – O audiovisual integrado no processo pedagógico:

Propor o cinema e a cultura audiovisual como elemento adicional à experiência didática nas escolas, promovendo a vivência das turmas num espaço cultural diferenciado. O objetivo é a formação do hábito da interpretação dos signos do mundo audiovisual e a ampliação da aprendizagem em modo transversal, quebrando a assimetria do processo clássico de aprendizagem. As obras a serem exibidas serão escolhidas para desenvolver competências essenciais à condição de cidadãos, trabalhando os temas e conceitos necessários através de uma dimensão cultural.

Curso de Alfabetização audiovisual:

Um curso efetuado em contraturno escolar, pensado e direcionado para um publico específico, dos 13 anos em adiante, com o intuito de fornecer as principais informações disciplinares e operativas sobre a produção audiovisual, hoje democratizada pelas novas tecnologias digitais à disposição, em vista do seu uso no processo pedagógico na vertente de expressão artística individual. Este curso culminará em uma Mostra de Audiovisuais produzidos ao longo do projeto, aberta ao público.

Cinema para Universitários e pré-universitários:

Exibições de filmes e audiovisuais escolhidos a partir de conteúdos específicos, para grupos específicos, de estudantes da rede de ensino superior, em colaboração com a Universidade ULBRA, nos vários cursos de graduação e pós-graduação, com integração nas várias disciplinas. Um calendário especial de exibições, por temas e matérias, será dirigido a finalistas do segundo grau, para complementar a preparação ao ENEM e a vestibulares, com participação de palestrantes das respectivas áreas temáticas.

Sempre que possível será privilegiado a exibição de cinema brasileiro e especialmente a produção audiovisual do nosso estado do Rio Grande do Sul, mediante a utilização de plataformas gratuitas de produtos audiovisuais já licenciados, como a VIDEOCAMP ou a TATURANA, ou pedindo autorização aos respectivos distribuidores.

O projeto foi elaborado em 2018 e realizado em 2019, totalizando quase 60 sessões em 9 meses de funcionamento, utilizando uma SALA PÚBLICA, o Auditório José Antônio Picoral, e deixando para a associação um conjunto de equipamentos essenciais para a prática cineclubista.