Estamos hoje num país onde se quer ampliar a posse e o porte de armas e limitar o uso de instrumentos musicais; onde conhecimento, cultura e educação são objeto de perseguição e deboche. Por isso o ciclo de filmes de Julho, dedicados à música, tem o seu nome adaptado do celebre filme francês de um mestre da Nouvelle Vague, François Truffaut, “Atirem no Pianista”, mas como uma negativa, para refletir sobre a importância da criação artística, musical e também audiovisual.
Próxima segunda-feira dia 8 será a vez de uma inusitada e irreverente comédia dramática independente, o filme “Frank”, do irlandês Lenny Abrahamson, com no elenco o carismático ator alemão Michael Fassbender no papel da personagem do cantor e músico com o nome do título, que vive permanentemente com o rosto coberto por uma gigantesca cabeça artificial, que nunca retira nem mesmo para comer, tomar banho ou dormir.
Em seguida “O Concerto” de Radu Mihăileanu, a opera rock “Tommy” pelo Ken Russel e “Todas as manhas do mundo” do francês Alain Corneau.
As exibições integram o projeto “Audiovisual é Arte, Cultura e Cidadania” realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, e ocorrem às 20h, no Auditório José Antônio Picoral, na atual Casa da Terra e antigo Centro Municipal de Cultura, com entrada franca.
*
Programação detalhada de Julho:
*
Segunda dia 1/07 – 20h
Atirem no Pianista
França – 1960 – Drama/Mistério – 1h 32m
Direção: François Truffaut
O pianista de um bar, Charlie Koller (Charles Aznavour), é na verdade o concertista Edouard Saroyan, que resolveu mudar de nome após o suicídio de sua esposa. Sua vida começa a complicar quando seu irmão Richard,um vigarista com relações com a máfia, se refugia no bar. Versão cinematográfica inspirada no clássico livro “noir” homônimo de David Goodis.
*
Segunda dia 08/07 – 20h
Frank
EUA – 2014 – Drama/Fantasia – 1h 36m
Direção: Lenny Abrahamson
Uma irreverente comédia independente sobre John, um aspirante a músico que decide juntar-se a uma banda de pop alternativo liderada pelo excêntrico Frank: um gênio musical que nunca retira uma gigantesca cabeça falsa usada como uma mascara permanente.
*
Segunda dia 15/07 – 20h
O Concerto
França- 2009 – Drama/Filme musical – 2 horas
Direção: Radu Mihăileanu
Há muitos anos, Andrei Simoniovich Filipov foi demitido do posto de maestro da Orquestra Bolshoi por contratar músicos judeus. Agora, como zelador, ele fica sabendo que membros da orquestra foram convidados para se apresentar em Paris: é uma oportunidade única para a sua redenção.
*
Segunda dia 22/07 – 20h
Tommy
EUA – 1975 – Musical/Drama/Fantasia – 1h 51m
Direção: Ken Russell
Filme musical baseado na “ópera rock” homônima lançada em 1969 pela banda britânica The Who, sobre a visionária e messiânica vida de um traumatizado órfão cego, surdo e mudo. Dirigido por Ken Russell, o filme apresenta um elenco de estrelas da música, como Elton John, Tina Turner, Eric Clapton, e os próprios integrantes da banda, com o vocalista Roger Daltrey no papel principal.
*
Segunda dia 29/07 – 19h
Todas as Manhãs do Mundo
França – 1991 – Drama/Romance – 1h 55m
Direção: Alain Corneau
No século 17, Sainte Colombe evita compromissos com o mundo de luxo e corrompido da Corte e sai em busca de uma paz interior através da música. Mas não consegue evitar os dissídios que acontecem quando um de seus alunos, Marin Marais, deseja ser famoso. A trilha sonora do filme ficou a cargo do gambista catalã Jordi Savall, que reuniu obras dos dois compositores e de seus contemporâneos.
*
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917