Prisão e sistema judicial em debate nos filmes de Agosto do Cineclube Torres

O ciclo de agosto do Cineclube Torres reúne algumas obras centradas em situações de expiação de culpa pelo sistema judicial e penal.

Abre as sessões, próxima segunda dia 5, às 20h, um recente filme italiano do Paolo Virzì, Capital Humano, uma complexa história ambientada numa alta sociedade que já dá os sinais da própria decomposição financeira e moral.

Como o habitual, haverá espaço no ciclo para obras de cinematografias distantes, como por exemplo o filme turco “3 Macacos” de Nuri Bilge Ceylan, e também do extremo oriente, do filipino Brillante Mendoza, “Lola”, um sensível olhar sobre o luto e a solidariedade humana.

A comedia independente americana “Daunbailò” de Jim Jarmush com Roberto Benigni, Tom Waits e John Lurie irá trazer descontração e non sense, numa aventura pelas paisagens sulistas dos Estados Unidos de três presidiários em fuga.

A situação prisional brasileira será abordada no urgentíssimo documentário Sem Pena, exibido em parceria com a plataforma Videocamp, para avaliar a função da detenção, muitas vezes preventivas, de massas de cidadãos em condições sub humanas, que nega qualquer função reeducadora e de preparação para uma futura reinserção do apenado na sociedade

As exibições integram o projeto “Audiovisual é Arte, Cultura e Cidadania” realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, e ocorrem no Auditório José Antônio Picoral, na atual Casa da Terra e antigo Centro Municipal de Cultura, com entrada franca.

*

Programação detalhada de Agosto:

Segunda dia 5/08 – 20h:

Capital Humano

Itália – 2013 – Drama/Thriller – 1h 51m

Direção: Paolo Virzì

Lago de Como, Itália. O agente imobiliário Dino Ossola sonha com a ascensão social. A oportunidade aparece indiretamente através da amizade da sua filha com o filho do empresário Bernaschi. Um misterioso acidente complica a situação e intensifica a história tecida entre estas duas famílias.

*

2 – Segunda dia 12/08 – 20h

3 Macacos

2008 – Drama – 1h 49m
Direção: Nuri Bilge Ceylan

Eyup é o patriarca de uma família turca e trabalha para um rico homem de negócios, Servet. Certo dia, Servet atropela um pedestre em uma estrada vazia e foge. Ele, então, propõe a seu funcionário que assuma o crime em troca de dinheiro.

*

3 – Segunda dia 19/08 – 20h

Daunbailó – Down by Law

EUA – 1986 – Drama/Filme policial – 1h 47m
Direção: Jim Jarmusch

DJ Zack e Jack acabam na prisão por crimes que não cometeram e compartilham uma cela com um sujeito italiano (Roberto Benigni), cujo limitado domínio do inglês é divertido e um pouco irritante. Porém, só uma coisa importa: o italiano tem um plano de fuga.

*

Segunda dia 26/08 – 20h

Lola

Filipinas/França – 2009 – Drama – 1h 50m

Direção: Brillante Mendoza

Duas mulheres idosas, Lola Sepa e Lola Puring, são obrigadas a arcar com as consequências de um crime envolvendo seus respectivos netos. Um deles é a vítima e o outro é o suspeito do assassinato.

*

Quinta dia 29/08 – 19h

Sem Pena

Brasil – 2014 – Documentário – 1h 29m

Direção: Eugenio Puppo

Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a quarta maior do mundo. Sem Pena desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

 *

 Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917