Tendo fechado em Agosto com o marco considerável de 8 anos de programação audiovisual continuada na cidade, o Cineclube Torres apresenta para Setembro uma programação intensa e variada, onde cada sessão é indicação de um sócio ou sócia cineclubista.
Começa na segunda dia 2 com o filme cult argentino “Homem Olhando o Sudeste”(1986) de Eliseo Subiela, indicação da sócia diretora Iara Aragonez, um drama psicológico que inspirou uma versão americana e que apresenta uma enigmática figura que se apresenta como vindo de outro planeta, internado em hospital psiquiátrico.
Também num centro de tratamento psiquiátrico, mas na Itália, começa o filme seguinte (segunda dia 9) “Loucas de Alegria” de Paolo Virzì, escolha da Carla Patrícia Horn e centrado em duas figuras femininas que estabelecem uma improvável amizade e parceria na fuga do centro.
Dia 12, quinta-feira, o Cineclube estará trazendo para Torres o filme gaúcho que encantou em 2018 o Festival de Gramado, “Yonlu”, com a presença em sala do diretor Hique Montanari e parceria da Lança Filmes. O filme relata a figura de um jovem portoalegrense, Vinícius Gageiro Marques, suicida antes dos seus 17 anos, que com pseudônimo Yoñlu deixou um legado póstumo de cerca de 60 canções, todas compostas e gravadas inteiramente por ele em seu quarto e, na sequência, levadas ao sucesso internacional pelo selo de David Byrne (Talking Heads).
Completam as exibições do mês de Setembro os clássicos como o filme musical norte-americano “Hair” (segunda dia 16) indicação do Larri Grassmann, do conselho fiscal da Associação, e o japonês “Balada de Narayama” de 1983 (segunda dia 23) e também filmes mais recentes: “Me Chame pelo Seu Nome” do italiano Luca Guadagnino, indicação da Nilena Naime Silva, programado para quinta dia 26, e na última sessão do mês, segunda dia 30, o filme francês “Monsieur e Madame Adelman” de Nicolas Bedos, indicação da Maiza Maciel Magnus, tesoureira do Cineclube.
As exibições, que integram o projeto “Audiovisual é Arte, Cultura e Cidadania” realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, ocorrem sempre às 20h no Auditório José Antônio Picoral, na atual Casa da Terra e antigo Centro Municipal de Cultura, com entrada franca.
*
Segunda dia 2/09 – 20h
Homem Olhando o Sudeste
Argentina – 1986 – Drama/Ficção Científica – 1h 45m
Direção: Eliseo Subiela.
Inesperadamente aparece um novo paciente no hospício. Seu nome é Rantes e ele afirma ser um mensageiro que veio de outro planeta estudar a estupidez humana. Rantes é tratado como mais um dos doentes e o psiquiatra do hospício, Julio Denis, é extramente cético e suspeita que ele seja um foragido da lei. Mas com o passar do tempo começa a observar alguns estranhos fenômenos que o levam a ter dúvidas de sua incredulidade.
*
Segunda dia 09/09 – 20h
Loucas de Alegria
Itália – 2016 ‧ Drama/Comédia ‧ 1h 58m
Direção: Paolo Virzì
Beatrice é uma mulher rica e extravagante, que dá ordens a todos ao redor e não para de falar em momento algum. Donatella é tímida e misteriosa, evitando o contato das outras pessoas. Elas possuem personalidades completamente distintas, mas têm uma coisa em comum: as duas estão internadas em um hospital psiquiátrico. Aos poucos, tornam-se grandes amigas e decidem fugir da instituição para resolver questões do passado mas também em busca da felicidade.
*
SESSÃO ESPECIAL
com a presença do diretor Hique Montanari
Quinta dia 12/09 – 20:00h
Yonlu
Brasil – 2017 – Drama – 1h 30m
Direção: Hique Montanari
Com a ajuda da internet, um garoto de 16 anos conquista o mundo com seu talento para a música e a arte. Yonlu tinha uma rede de amigos virtuais e ninguém desconfiava que também participava de um fórum de potenciais suicidas. Uma reflexão urgente sobre a solidão num mundo virtual e sobre a problemática do suicídio de adolescentes.
*
Segunda dia 16/09 – 20h
Hair
EUA – 1979 – Drama/Musical – 2h 1m
Direção: Milos Forman
Hair é um filme norte-americano de 1979 adaptado do musical do mesmo nome encenado no Broadway e dirigido por Milos Forman, com John Savage, Treat Williams e Beverly D’Angelo no elenco. O filme conta a história de um jovem do interior dos Estados Unidos convocado para a Guerra do Vietnã, que chega a Nova York para apresentar-se ao exército e encontra e se torna amigo de um grupo de hippies cabeludos da cidade, adeptos do pacifismo e contrários à guerra.
*
Segunda dia 23/09 – 20h
A Balada de Narayama
Japão – 1983 – Drama – 2h 13m
Direção: Shohei Imamura
Uma pequena cidade japonesa segue uma tradição: aquele que completa setenta anos deve deixar a vila e ir até o topo de uma montanha para encontrar a morte. Quem se recusa a cumprir a regra traz desgraça para sua família. Orin tem sessenta e nove anos e no inverno chegará sua vez de subir o monte. Mas sua maior preocupação no momento é encontrar uma esposa para seu filho mais velho Tatsuhei.
*
Quinta dia 26/09 – 20h (CINECULT)
Me Chame Pelo Seu Nome
Itália/França/EUA/Brasil – 2017 – Drama/Romance ‧ 2h 12m
Direção: Luca Guadagnino
O filme encerra a trilogia sobre o desejo do diretor italiano, após “I Am Love” (2009) e A Bigger Splash (2015). Ambientada no norte da Itália em 1983, é a história do adolescente Elio Perlman que inicia uma relação amorosa escondida com o visitante Oliver, assistente acadêmico de pesquisa de seu pai, com quem se liga através de sua sexualidade emergente, herança judaica e a sedutora paisagem italiana.
*
Segunda dia 30/09 – 20h
Monsieur e Madame Adelman
França – 2017 – Drama/Comédia dramática – 2 horas
Direção: Nicolas Bedos.
A história do casal Victor, escritor, e sua esposa Sarah, é contada em capítulos, a partir da forma como ela narra as partes cruciais de seu relacionamento com o marido a um jornalista que está escrevendo uma biografia sobre ele. Pelo olhar dela, o espectador irá acompanhar a jornada do casal por esperanças e desilusões, alegrias e tristezas, crises existenciais, infidelidades e velhice.
*
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917