Outubro será dedicado ao tema da Palestina e Sexta Feira dia 4 haverá uma sessão especial de abertura com a exibição do documentário brasileiro “A Palestina Brasileira” de Omar Barros, com a presença em sala do próprio diretor, graças ao apoio da Casa São Paulo Magazine, de Nasser Samhan, de família de origens palestinas.
O filme integrou a edição de 2018 do Festival de Gramado, da Mostra de Cinema Árabe do Instituto da Cultura Árabe de São Paulo, o ICArabe, e já rodou muitos festivais internacionais.
Marcado pela diversidade étnica e cultural, o Rio Grande do Sul abriga hoje milhares de imigrantes palestinos e seus descendentes; são comunidades nascidas da nakba – palavra árabe cujo significado é catástrofe ou desastre – e buscam, na diáspora, a integração plena e uma nova cidadania no Brasil.
Com cenas filmadas no sul do Brasil e no Oriente Médio, o documentário “A Palestina Brasileira” revela as raízes, o grau de integração, a sensação de pertencimento de seis famílias alcançadas pelos preconceitos, perseguições e guerras. Questiona sua atual condição, e mostra como homens, mulheres e jovens se situam frente aos seus direitos e aos valores éticos e religiosos de sua cultura tradicional. São narrativas do vivido, que resgatam lugares perdidos e histórias que ficaram para trás.
O filme traz também cenas rodadas em Torres, mostrando como a diversidade cultural, nesse caso de tradições palestinas, é presente e radicada até em locais mais distantes da centralidade das grandes metrópoles urbanas.
Completam o ciclo, preparado para abranger vários aspectos da complexa problemática geopolítica da Palestina na atualidades, três filmes internacionais: já próxima segunda dia 7 “Inch’ Allah”, um drama da canadense Anaïs Barbeau-Lavalette que coloca os problemas da convivência pacífica entre palestinos e israelense numa perspectiva humana; segunda dia 14“Paradise Now” do diretor palestino Hany Abu-Assad que procura desmistificar o lugar comum do extremismo islâmico, onde a imagem do homem bomba é associada à ideia de um cego fanatismo religioso; por último, segunda dia 21, “Violação de Domicílio” de Saverio Costanzo, uma produção italiana rodada na Palestina que mostra o drama de uma família palestina obrigada a conviver com um grupo de soldados israelenses que ocupam a sua residência.
As sessões deste ciclo de filmes, denominado de Primavera Palestina numa referência à nova estação e ao conturbado movimento de renovação política denominado de Primavera Árabe, ocorrem no Auditório José Antônio Picoral, no antigo Centro Municipal de Cultura hoje Casa da Terra, às 20 horas e sempre com entrada franca.
Ciclo de filmes “Primavera Palestina”:
*
Sexta-feira dia 4/10 – 20h
A Palestina Brasileira
Brasil -2018 – Documentário – 1h 19m
Direção: Omar Luiz de Barros Filho.
O Rio Grande do Sul abriga milhares de imigrantes palestinos e seus descendentes, refugiados que buscam na diáspora a integração plena e uma nova cidadania no Brasil. Seis famílias palestinas moradoras do Sul do Brasil compartilham suas histórias e seu dia a dia, refletindo sobre preconceitos, perseguições e guerra, enquanto conciliam os valores éticos e religiosos da sua cultura tradicional com o seu lar atual.
O longa-metragem inclui trechos filmados em Torres em ocasião de uma festa de 15 anos de um jovem de família palestina moradora da cidade.
Sessão especial com a presença do Diretor Omar Luiz de Barros Filho.
*
Segunda-feira dia 07/10 – 20h
Inch’ Allah
Canadá – 2012 – Drama – 1h 42m
Anaïs Barbeau-Lavalette
Chloe é uma jovem médica Canadense que acompanha as mulheres grávidas em um campo de refugiados palestinos na Cisjordânia. Chloe mora em Jerusalém com sua amiga Ava, uma soldada israelense. Com uma de suas pacientes, Rand, ela aprende sobre a vida nos territórios ocupados, e fica cada vez mais dividida entre os dois lados do conflito, colocando sua simpatia e lealdade à prova.
*
Segunda-feira dia 14/09 – 20h
Paradise Now
Palestina – 2005 – Drama/Filme policial – 1h 30m
Direção: Hany Abu-Assad
Khaled e Said são amigos de infância recrutados como homens-bomba em Tel Aviv. A missão é interrompida pelos guardas de fronteira na entrada de Israel e eles se separam. Khaled acaba desistindo do atentado e procura Said para convencê-lo também.
*
Segunda-feira dia 21/09 – 20h
Violação de Domicílio
Itália – 2004 – Drama – 2h 5m
Direção: Saverio Costanzo
Baseado em um fato verídico, Violação de Domicílio narra o conflito de uma família palestina, cuja casa, que fica no meio do caminho entre assentamentos de Israel e uma aldeia árabe, é invadida e ocupada por soldados israelenses. A família se divide, o pai Mohhamad, um professor universitário culto e indignado com a situação, quer permanecer ali e manter a família unida, enquanto a mulher quer ir embora.
*
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917