No mês de Julho, a programação do Cineclube vai apresentar clássicos da literatura em celebres versões cinematográfica: da vasta produção cinematográfica de adaptações literárias, foram selecionadas obras que focam num período histórico de transição, o sec. XIX, no qual se começa a configurar uma nova sociedade, renovando completamente os sistemas político, econômico e social. São obras que abordam os temas do trabalho humano coletivo, o nascimento do movimento sindical, o ocaso da aristocracia no novo sistema de classes, a ascensão da figura feminina; tudo pela perspectiva de grandes diretores como os franceses Claude Berri e Julien Duvivier, o alemão Otto Preminger e a inglesa Sally Potter. Como todas as atividades do Cineclube Torres, a entrada é franca e o debate após o filme é sempre bem vindo.
*
Segunda-Feira 6 de Julho
Centro Municipal de Cultura de Torres
20h00 Germinal (1993)
de Claude Berri
A luta dos mineradores na França do Século XIX para melhores condições de trabalho e vida esbarra contra um sistema econômico e político repressivo e sanguinário. A célebre obra literária homônima de Émile Zola, autor fundamental para a compreensão da sociedade do sec. XIX na Europa, é adaptada para o cinema pelo realizador francês Claude Berri, hábil frequentador da História na sua obra, e apresenta um impressionante elenco de atores, entre os quais Gerard Depardieu e Miou-Miou. . O filme terá como sua extensão um bate papo/debate na Quinta Feira dia 9 de Julho às 18h, no Espaço Cultural Ten Caten:
*
Quinta-Feira 9 de Julho
Espaço Cultural Celina Ten Caten – 18h00
“Cinema em Debate”
Encontro/colóquio sobre o filme épico “Germinal”, historicamente radicado nos albores do capitalismo industrial e do movimento sindical, mas com uma mensagem ainda viva e atual para a sociedade, pela sua carga de empenho social e de revolta contra opressão, em garantia dos direitos fundamentais do homem. O encontro também representa uma oportunidade na qual cineclubistas e demais interessados, podem dialogar sobre as atividades e a programação futura do Cineclube. Temas para o debate: Classe Trabalhadora / Repressão Política / Sindicato
*
Segunda-Feira 13 de Julho
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
O Leque de Lady Windermere (1948)
de Otto Preminger
A obra de Oscar Wilde é trazida as telas pelo alemão Otto Preminger, numa produção norte americana, mantendo o tom de intriga e comedia da obra original. A vida do casal Windermere parece perfeita: Lorde Windermere aparenta ser o marido perfeito perante a sociedade. No entanto, Lady Windermere começa a desconfiar de que seu marido tem um caso com a Senhorita Erlynne, uma mulher que trabalha com seu marido. Mas nem tudo é o que parece.
*
Segunda-Feira 20 de Julho
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Orlando (1992)
de Sally Potter
O filme acompanha a vida de Orlando da época Elisabetana (sec XVI) até aos finais do século passado, uma vida imortal e marcada pela sua transformação de gênero: nascido como homem após alguns séculos improvisamente se transforma em mulher. Filme “de época”, visualmente impactante, com excelentes cenários e figurinos, inclusive premiado com Oscar da categoria, inspirado em uma obra fundamental de Virginia Woolf.
*
Segunda-Feira 27 de Julho
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Ana Karenina (1948)
de Julien Duvivier
Da obra de Liev Tolstói, uma versão cinematográfica dos albores do pós-guerra, realizada em Hollywood pelo francês Julien Duvivier: um esplendido retrato em preto e branco de um drama familiar, espelho do ocaso da aristocracia e do sistema oligárquico russo pouco antes da revolução bolchevique. Com Vivien Leigh e Sir Ralph Richardson nos principais papéis.
Produção e organização:
Cineclube Torres Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Produtor Cultural Estadual n. 4917