ANIMAÇÃO PORTUGUESA RUMA AO SUL
MOSTRA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO PORTUGUÊS,
CONFERÊNCIAS E OFICÍNAS SOBRE ANIMAÇÃO CINEMATOGRÁFICA
1 À 9 DE JUNHO 2013
PORTO ALEGRE – RIO GRANDE DO SUL
Introdução
Em Portugal o cinema de animação é tradicionalmente autoral, ressaltando-se o seu carácter inovador e experimental, que dá margem à criatividade, irreverência e a uma certa popularidade que de outra forma seria mais difícil de alcançar.
É a partir da década de 90, após o rescaldo do fechamento do país aquando da ditadura e enquanto reflexo da entrada de Portugal na Comunidade Europeia, que começava a desenvolver políticas culturais para a consolidação de uma identidade europeia, que o cinema de animação ganha maior expressão em Portugal e passa a gozar de um maior reconhecimento internacional.
Entre os nomes que marcam essa década destacam-se o de Abi Feijó, que assina o notável filme de animação, Os Salteadores e de Pedro Serrazina, que se notabiliza com a Estória do Gato e da Lua.
No final dos anos 90 entram novos nomes em cena, José Miguel Ribeiro ganha o Cartoon D’Or com a sua média metragem de animação em volumes, a Suspeita e Regina Pessoa estreia-se na realização com a Noite, primeiro filme de uma trilogia que conclui em 2012, com a estreia do filme Kali, o Pequeno Vampiro. Com o seu segundo filme, História Trágica com Final Feliz, recebe o Cristal de Annecy, um dos mais prestigiados festivais de animação de todo o mundo.
Hoje a realidade da produção nacional é bem distinta, produzem-se anualmente curtas-metragens de grande qualidade e que fundem com mestria as práticas tradicionais e as técnicas digitais, reinventando novos sentidos para o cinema de animação.
Objetivos da iniciativa
– Fazer conhecer a cultura portuguesa.
– Dar visibilidade ao cinema de animação português.
– Promover o intercâmbio cultural.
– Promover a mobilidade de autores/profissionais.
– Estimular potenciais coproduções.
– Promover a formação, através da dinamização de oficinas de animação.
– Promover o recurso à animação como ferramenta audiovisual e multimídia.
Público-alvo
Todas as idades.
Descrição da iniciativa
Mostra de cinema de animação português, desde a década de 90 até à atualidade, um panorama que reflete diferentes vivências e formas de sentir o mundo, revelando a alma portuguesa, os seus sonhos, emoções e medos.
O Cineclube Torres e a Casa da Animação, associação cultural dedicada à promoção do cinema de animação e que assina a curadoria deste programa, apresentam um conjunto bastante expressivo de filmes de animação portugueses: revelando processos criativos variados, modos de vivenciar o mundo e de o transformar através do recurso à animação.
Oficinas de Animação
Procurando estimular o recurso ao cinema de animação, sabendo que se trata de um belíssimo meio de difusão cultural, mas também um excelente veículo de comunicação e pedagogia, propõem-se um módulo adicional de oficinas de animação (de 3 à 7 de Junho) ministradas por renomados autores portugueses, com experiencia comprovada na didática de práticas e técnicas do cinema de animação.
EXIBIÇÕES PARA PÚBLICO EM GERAL
(MAIORES DE 12 ANOS)
Estórias com Poesia |
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filme | realizador |
duração |
produção |
Os Salteadores | Abi Feijó |
00:20:00 |
Filmógrafo |
Estória do gato e da lua | Pedro Serrazina |
00:06:00 |
Filmógrafo |
Cães Marinheiros | Joana Toste |
00:06:00 |
Filmógrafo |
Interstícios | Marina Estela Graça |
00:06:00 |
Filmógrafo |
A Suspeita | José Miguel Ribeiro |
00:26:00 |
Zeppelin Filmes |
História Trágica com Final Feliz | Regina Pessoa |
00:07:46 |
Ciclope Filmes |
01:11:46 |
Alma Lusitana |
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filme | realizador |
duração |
produção |
Fado Lusitano | Abi Feijó |
00:07:00 |
Filmógrafo |
Sêlo ou não se-lo | Isabel Aboim Inglez |
00:09:00 |
Animais |
28 | José Xavier |
00:04:05 |
oh animation |
A dama da Lapa | Joana Toste |
00:04:00 |
Zeppelin Filmes |
Stuart | Zepe |
00:10:00 |
Animais/Zeppelin |
Ossudo | Júlio Alves |
00:13:54 |
Tangerina Azul |
A noiva do gigante | Nuno Amorim |
00:09:00 |
Animais |
Jantar em Lisboa | André Carrilho |
00:10:00 |
Animais |
01:06:59 |
Inquietações |
|||
filme | realizador |
duração |
produção |
O Clandestino | Abi Feijó |
00:07:32 |
Filmógrafo |
Todos os gajos têm um tio maluco | Afonso Cruz |
00:06:00 |
Animanostra |
Guisado de Galinha | Joana Toste |
00:05:00 |
Gomtch Gomtch |
Cândido | Zepe |
00:11:20 |
Lâmpada Acesa |
Desassossego | Lorenzo Degli’Innocenti |
00:20:00 |
Sardinha em lata |
Mi vida in tus manos | Nuno Beato |
00:08:30 |
Sardinha em lata |
Passeio de Domingo | José Miguel Ribeiro |
00:20:00 |
Zeppelin Filmes |
01:18:22 |
Do Sentimento de Si |
|||
filme | realizador |
duração |
produção |
Olhos do Farol | Pedro Serrazina |
00:10:00 |
Sardinha em Lata |
O Homem da cabeça de papelão | Luís da Matta Almeida, Pedro Lino |
00:10:00 |
Zeppelin Filmes |
Smolik | Cristiano Mourato |
00:08:00 |
ESAD |
A única vez | Nuno Amorim |
00:05:40 |
Animais |
Pássaros | Filipe Abranches |
00:07:00 |
Animanostra |
O Sapateiro | David Doutel e Vasco Sá |
00:10:00 |
Sardinha em lata |
Viagem a Cabo Verde | José Miguel Ribeiro |
00:17:00 |
Filmes da Praça |
01:07:40 |
Um Outro Olhar |
|||
filme | realizador |
duração |
produção |
Independência de espírito | Marta Monteiro |
00:10:00 |
Sardinha em lata |
Algo Importante | João Fazenda |
00:07:00 |
Animanostra |
Os Milionários | Mário Gajo de Carvalho |
00:14:00 |
Zeppelin Filmes |
Sanguetinta | Filipe Abranches |
00:11:00 |
Animais |
Outro Homem Qualquer | Luís Soares |
00:10:00 |
Bando à Parte |
Fado de um Homem Crescido | Pedro Brito |
00:07:20 |
Animanostra |
Kali o Pequeno Vampiro | Regina Pessoa |
00:09:00 |
Ciclope Filmes |
01:08:20 |
EXIBIÇÕES PARA PÚBLICO INFANTIL
(MAIORES DE 4 ANOS)
Fantasias e Tropelias 1 |
|||
filme | realizador |
duração |
produção |
Ovos | José Miguel Ribeiro |
00:03:00 |
Filmógrafo |
A Caixa negra | Nuno Amorim |
00:15:00 |
Animais |
Mais! | Fernando Antunes |
00:04:30 |
Universidade Católica |
Bom dia Benjamim | Nuno Amorim |
00:02:00 |
Animais |
Vacas | Isabel Aboim Inglez |
00:09:40 |
Animais |
Ema e Gui | Nuno Beato |
00:07:00 |
Sardinha em Lata |
História de um caramelo | Pedro Teixeira |
00:10:00 |
Cinemate |
As coisas lá de casa | José Miguel Ribeiro |
00:05:00 |
Zeppelin Filmes |
00:56:10 |
|||
Fantasias e Tropelias 2 |
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filme | realizador |
duração |
produção |
Energia para todos | José Miguel Ribeiro |
00:01:00 |
Filmes da Praça |
O Cágado | Luís da Matta Almeida e Pedro Lino |
00:10:00 |
Sparkle animation |
Ginjas | Zepe e Humberto Santana |
00:04:00 |
Animanostra |
RXYZ | Joana Toste |
00:03:00 |
Gomtch Gomtch |
Eu queria ser Poeta | Ricardo Blanco |
00:03:00 |
Animanostra |
O Gigante | Júlio Vanzeler e Luís da Matta Almeida |
00:05:00 |
Sparkle animation |
As Máquinas de Maria | Marta Madureira e Pedro Teixeira |
00:04:00 |
Pedro e o Gato |
Saltinhos a Madrid | Luís da Matta Almeida |
00:07:00 |
Zeppelin Filmes |
Kali o Pequeno Vampiro | Regina Pessoa |
00:09:00 |
Ciclope Filmes |
Dodu, o rapaz de cartão | José Miguel Ribeiro |
00:04:00 |
Filmes da Praça |
00:50:00 |
LOCAIS DAS EXIBIÇÕES:
A – CINEMATECA PAULO AMORIM:
A Cinemateca Paulo Amorim pertence à Casa de Cultura Mario Quintana, sendo um dos seus espaços mais frequentados. Composta por três salas de cinema – Sala Paulo Amorim, Sala Norberto Lubisco e Sala Eduardo Hirtz -, a Cinemateca tem a sua programação voltada para filmes não alinhados com o circuito comercial, constituindo-se num local privilegiado para os apreciadores do cinema-arte.
As salas estão localizadas no andar térreo da Centro Cultural Mário Quintana – Rua dos Andradas, 736, Centro, Porto Alegre/RS
www.cinematecapauloamorim.com.br
B – CINEBANCÁRIOS:
CineBancários é um espaço cinematográfico que integra o edifício do Sindicato dos Bancários em Porto Alegre: a sala possui ambiente climatizado, 81 poltronas mais 2 lugares para cadeirantes.
O CineBancários é no centro de Porto Alegre, na Rua General Câmara, nº 424 ,Centro, Porto Alegre/RS
www.cinebancarios.blogspot.com.br
EM BREVE PROGRAMAÇÃO DETALHADA
CONFERÊNCIA
“O que é animação: a especificidade formal dos filmes animados”
Oradora:
Professora Doutora Marina Estela Graça
Resumo:
A ilusão de movimento que percebemos nos filmes de animação tem a sua origem na forma como o animador manipula a relação gráfica entre dois quadros contíguos em cada sequência fílmica. No entanto, essa ação aparentemente simples implica diferentes modos de codificação. O sentido de um documento animado vem da articulação de um conjunto de elementos formais que constituem seu discurso e que também pertencem a diferentes linguagens e disciplinas: percepção do movimento aparente, comunicação gráfica, composição de movimento, expressão dramática, estruturação narrativa, linguagem cinematográfica, sincronia entre som e ações e relação de continuidade / descontinuidade na duração fílmica. Esta conferência pretende dar a conhecer as várias competências a desenvolver por quem quer fazer animação.
Público-alvo:
Para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Artes Visuais; para candidatos ao vestibular em animação ou áreas próximas; para professores dos vários níveis de ensino.
OFICINAS DE ANIMAÇÃO
OFICINA 1:
“Ensinar Animando”
Duração: 20 horas
Nº máximo de participantes: 15 (organizados em grupos etários de 3 a 5 elementos)
Público alvo: Maiores de 18 anos
Orientada pela Dra. Marina Estela Graça
Curso livre de formação, com uma abordagem ao cinema de animação, dirigido a adultos que pretendam adquirir conhecimentos práticos, métodos e ferramentas que os habilitem a orientar e trabalhar com crianças e jovens nestas áreas, tanto em contexto escolar (extracurricular) como noutros similares.
OFICINA 2:
“O Meu Primeiro Filme Animado”
Duração: 20 horas
Nº máximo de participantes: 15 (organizados em grupos etários de 3 a 5 elementos)
Público alvo: Maiores de 18 anos, com vivência em expressão artistica
Orientada por Pedro Serrazina
Oficina de introdução ao cinema de animação com recurso a diferentes materiais (fotografias, objectos, desenhos e recortes) direcionado à criação de um Filme Animado sobre o tema:
“PROCURAM-SE: ANIMADORES!”
Por crimes contra a realidade:
#1 por dar movimento ao que não se move!
#2 por contrariar as leis da gravidade!
#3 por manipular a regras do espaço físico!
#4 por abusar dos limites gráficos do corpo!
#5 por distorcer o espaço-tempo!
Esta oficina tem como objectivo a realização de um pequeno filme de animação colectivo. Percorrendo as principais fases de produção, pretende-se realizar um filme que reflicta a identidade dos participantes, fazendo uso das qualidades especificas do cinema de animação. Com aplicações informáticas acessíveis, vamos combinar materiais variados (como a fotografia e objectos pessoais, desenhos, recortes…) e explorar as noções fundamentais da animação para criar uma representação única da identidade dos participantes através da imagem em movimento.
CURRICULA DOS PALESTRANTES E MINISTRANTES DAS OFICINAS
Dra. Marina Estela Graça
Professora Coordenadora e Diretora do Departamento de Comunicação, Artes e Design na Universidade do Algarve, Portugal. Doutorou-se em Ciências da Comunicação (Poética do Filme Animado), 2003, pela Universidade Nova de Lisboa.
É autora de um ensaio sobre a poética do filme animado intitulado “Entre o Olhar e o Gesto” (Editorial Senac, S. Paulo, Brasil, 2006) e de vários artigos em revistas científicas:
2001 – “E agora, o que é que falta fazer?”, in António Gaio (ed.), “História do Cinema Português de Animação – Contributos” Porto: Odisseia das Imagens/Porto 2001, Portugal, pp.106-107, ISBN 972-95449-9-9.
2000 – “Len Lye – Tocar Movimento”, in Jorge Campos (ed.), “O Olhar de Ulisses – O Som e a Fúria”, Catálogo Odisseia das Imagens, vol.II, Porto (Portugal): Odisseia das Imagens/Porto 2001, pp.173-177.
2006 – “ Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology – Ontological and epistemological implications of direct-on-film animation”. The International Journal of the Humanities. Vol. 3, nº 3, pp.101-106, ISSN: 1447-9508.
2006 – “Cinematic Motion by Hand. Animation Studies”, Peer-reviewed Online Journal for Animation History and Theory.
2007 — “Between Looking and Gesturing: Pierre Hébert’s Concept of ‘Animation d’Observation”. Observatorio (OBS*) Journal, 1, pp.163-172, ISSN:1646-5954.
Tem participado em júris, conferências, seminários e comissões científicas na sua área de investigação:
2000 — “Physiology: towards animation poetics”, 12ª Conferência Anual da SAS, Society of Animation Studies, Trondheim, Noruega.
2004 — “KINETICA – Spirituality, Pshychedelia and Contemporary Abstraction”. Cinemateca, Det Danske Filminstitut, Copenhaga, Dinamarca.
2004 — “Between looking and gesturing”, 7th International Literature and Humanities Conference, EMU, Chipre.
2004 — “About Animated Sound, Norman McLaren’s experiences with synthetic sound”, Department of Software and Media Technology, Aalborg University, Esbjerg, Dinamarca.
2004 — “Keynote: Filme Animado: abordagens experimentais como estratégia de mercado / The animated film: Experimental approaches as market strategy”, II Simpósio Arte e Animação, Casa da Animação, Portugal.
2005 — “Cinematic Motion by Hand. A divided Art? Animation in Germany and Europe”, 17ª Conferência Annual da Society for Animation Studies (SAS) em cooperação com o Deutsches Institut für Animationsfilm, Dresden (DIAF) e a Hochschule für Bildende Künste, Dresden, Germany.
2005 — “Handmade Films: Questioning and Integrating Cinematic Technology – Ontological and epistemological implications of direct-on-film animation”. The Third International Conference on New Directions in the Humanities, Homerton College, University of Cambridge, UK.
Realizadora da curta-metragem “Interstícios” (2001), a primeira realizada inteiramente em animação 2D e 3D, em formato fullHD, em Portugal.
É, ainda, vice-presidente da Casa da Animação, Porto, desde 2011.
Filmografia:
2001 INTERSTÍCIOS
Portugal, 2001, Digital FullHD, 5’45”
Pedro Serrazina
Nascido em Lisboa em 1968, Pedro Serrazina estudou arquitectura no Porto durante 5 anos, deixando o curso incompleto para se dedicar profissionalmente ao cinema de animação. O seu primeiro filme, “Estória do Gato e da Lua”, estreou em competição no Festival de Cannes ’96 e foi premiado com 15 prêmios internacionais.
Em 1996 mudou-se para a Inglaterra para tirar um curso de mestrado no Royal College of Arts, onde permaneceu um ano extra como assistente, pesquisando o “uso do espaço como elemento narrativo no cinema de animação”.
Desde então tem combinado uma carreira académica com o desenvolvimento do seu trabalho criativo em várias áreas. Projetos recentes incluem a publicação de um livro de ilustrações e contos, “Pequenas Estórias Sem Importância” editado como complemento de uma performance para crianças, exibida no Teatro do Campo Alegre, no Porto (2006).
Nos últimos 4 anos, Pedro Serrazina foi diretor do curso de licenciatura em Animation Arts na University for the Criative Arts, Maidstone, onde organizou AniMaidstone 2009, um evento internacional que combinou a produção de 5 animações/documentários realizados por estudantes e dedicados às comunidades desfavorecidas de Maidstone, com uma conferência dedicada a questões de identidade cultural no cinema de animação e documentário.
Pedro Serrazina é também professor convidado da Universidade Católica do Porto e participa regularmente em júris e workshops internacionais.
Recentemente deixou o seu cargo de diretor de curso em Inglaterra para dedicar mais tempo a projetos pessoais. O seu último filme chama-se “Os Olhos do Farol” e é uma co-produção entre Portugal e a Holanda. Esta curta de 15 minutos combina personagens desenhadas com imagem real do mar e cenários pintados.
Filmografia:
2010 OS OLHOS DO FAROL
Portugal·Netherlands, 2010, ANI, 35mm, Cor, 15′
2001 UMA CANÇÃO DISTANTE
Portugal, 2001, FIC, Betacam SP, Cor·P&B, 26′
1995 ESTÓRIA DO GATO E DA LUA
Portugal, 1995, ANI, 35mm, P&B, 5’35”
1998 WITHIN
ANI, Betacam, Cor, 5’20 (RCA)
1997 ONE MINUTE ABOUT MY LIFE
ANI, Betacam, Cor, 1’10 (RCA)
1997 FALLING STAR
ANI, Betacam, Cor, 0’30 (spot institucional)
1996 GATOFONE
ANI, Betacam, Cor, 1’00 (TV, Rua Sésamo)
1996 CICLO VICIOSO
ANI, Betacam, Cor, 0’20 (spot TV co-realizado por Regina Pessoa e Abi Feijó)
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