Em Setembro o Cineclube Torres traz para seu público algumas obras da recente cinematografia gaúcha, obras que, fugindo do tradicionalismo e do filme da épica farroupilha, se concentram na definição da identidade atual do gaúcho: um povo que mesmo dentro o anonimato da atual cidade contemporânea consegue ainda carregar fortes características próprias, imediatamente reconhecíveis no âmbito da complexa identidade brasileira.
Para esse ciclo foi essenciais a colaboração de autores e produtoras gaúchas que cederam as próprias obras reconhecendo assim o forte papel do cineclubismo na promoção cultural audiovisual e na formação de público.
Como todas as atividades do Cineclube Torres, a entrada é franca e o debate após o filme é sempre bem vindo.
*
Segunda-Feira 7 de Setembro
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Menos que Nada (2012)
de Carlos Gerbase
Dante está internado num hospital psiquiátrico com diagnóstico de esquizofrenia. Uma jovem psiquiatra se interessa pelo caso e tenta reconstruir seu perfil através de entrevistas com pessoas que conviviam com ele antes do internamento. Misto de drama psicológico e investigação policial, “Menos que nada” é uma reflexão sobre os limites do tratamento das perturbações mentais.
Filme gentilmente oferecido pela Prana Filmes de Carlos Gerbase.
*
Segunda-Feira 14 de Setembro
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Os Famosos e os Duendes da Morte (2009)
de Esmir Filho
O paulistano Esmir Filho ambienta o seu primeiro Longa-Metragem no Rio Grande do Sul (as locações foram na região de Lajeado, no vale do Taquari) onde, inconformado, vive o protagonista Mr. Tambourine Man (claramente inspirado na canção de Bob Dylan), um adolescente que usa a internet para escapar do tédio da cidade onde mora.
Ganhador do Troféu Redentor no Festival do Rio 2009 e vencedor no festival de Havana, o filme foi oferecido pessoalmente pelo autor.
*
Segunda-Feira 21 de Setembro
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Ainda Orangotangos (2007)
de Gustavo Spolidoro
Porto Alegre, no dia mais quente do verão, é o palco de uma série de situações-limite vividas por diversos habitantes da cidade. Filmado em plano sequencia, sem cortes, o filme é mais que um mero exercício de técnica, é uma panorâmica urbana sobre a vida, em seus variados aspectos.
Filme oferecido pelo autor, Gustavo Spolidoro e pelo produtor Prof. Milton do Prado, do Clube Silêncio.
*
Segunda-Feira 28 de Setembro
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Em Teu Nome (2010)
de Paulo Nascimento
O filme, ambientado nos anos de chumbo da ditadura militar, conta a história, verídica, de um estudante de engenharia de origem humilde, que adere a luta armada, mas carrega dúvidas e medos sobre se este seria realmente o melhor caminho. Preso, torturado e banido do país, vivencia uma errática diáspora em países tão diferentes como Chile, França e Argélia, sempre em busca de um caminho para justiça e democracia.
Do santamariense Paulo Nascimento, que ganhou, com esse filme e também com o mais recente “A Oeste do Fim do Mundo” (2012), vários Kikitos no Festival de Gramado.
*
Produção e organização:
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Produtor Cultural Estadual n. 4917