Casamentos

Em Dezembro o tema dos filmes apresentados pelo Cineclube Torres é o Casamento, em todos os aspetos, incluindo um dos seus possíveis corolários, a separação.
A seleção de filmes apresenta narrativas e culturas variadas, abrangendo cinematografias de todo o globo: autores europeus consagrados, como o italiano Marco Bellocchio e Emir Kusturica, ou estreantes como o romeno Horatiu Malaele, um filme da promissora cinematografia iraniana e um grande clássico indiano da cineasta Mira Nair.

Como todas as atividades do Cineclube Torres, a entrada é franca e o debate após o filme é sempre bem vindo.

Agenda detalhada:

Segunda Feira 1 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

Casamento Silencioso (2008)

(Nunta Muta)

de Horatiu Malaele – ROMÊNIA

Uma comédia, de humor negro e corrosivo, sobre a vida de uma pacata vila rural romena antes do desmoronamento do regime político comunista, mostra a arbitrariedade e o caráter absurdo do poder quando exercido como um fim em si mesmo.

Segunda-Feira 8 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

O Casamento (2006)

(Il Regista di Matrimoni)

de Marco Bellocchio – ITÁLIA

Um filme que analisa lado obscuro do matrimônio e a loucura de um amor impossível. A linguagem cinematográfica hermética, emblemática do autor, leva cada espectador a interpretar livremente a trama, na tentativa, às vezes impossível, de distinguir o imaginário da realidade.

Segunda-Feira 15 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

Promessas (2007)

(Zavet)

de Emir Kusturica – SERBIA

Um adolescente recebe do avô com quem vive a incumbência de ir à cidade vender uma vaca e, com o dinheiro, comprar um ícone de São Nicolau, uma lembrança e arranjar uma mulher para casar. É só o começo para um caleidoscópio de situações cômicas e bizarras, em mais uma incrível obra da imaginação do realizador Emir Kusturica.

Segunda-Feira 22 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

A Separação (2010)
(Jodaeiye Nader az Simin)

de Asghar Farhadi – IRÃ

O filme, da emergente cinematografia iraniana atual, representa um dos mais belos, intensos e inteligentes dramas levados para grande tela: problemas e conflitos de dois casais se intersectam numa história complexa e rica de aspectos culturais e humanos.

Segunda-Feira 29 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

Um Casamento à Indiana (2001)

(Monsoon Wedding)

de Mira Nair – ÍNDIA

Em Bombaim (Índia), o longo ritual religioso e social de um casamento, arranjado como de tradição, promove a reunião de um grupo familiar que vive em cidades de vários continentes: valores como família, amor e amizade são postos à prova, pela colisão entre cultura tradicional e a modernidade globalizada.

 

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

CNPJ 15.324.175/0001-21

Produtor Cultural Estadual n. 4917