Cineclube Torres retoma programação continuada com o IX Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana – 7 filmes / 7 países no Museu Histórico de Torres

Para o período da temporada de verão, momento no qual tradicionalmente a cidade receberia muitos turistas, alguns do cone sul do continente, mesmo na incerteza sobre a evolução da pandemia e da presença desse interessante público, o Cineclube Torres elaborou uma programação centrada em produções cinematográficas de expressão ibero-americana, oriundas portanto de vários países sul-americanos e ibéricos.

Para além da questão linguística, a importância da reflexão sobre esta complexa identidade cultural é particularmente interessante no Rio Grande do Sul, que culturalmente representa lugar de confluência das diretrizes fundamentais que compõem esta particular expressão cultural e fílmica.

Este será o 9º ano que o Cineclube Torres propõe essa temática no verão, tendo exibido nas edições anteriores quase 80 longas metragens, sempre com ótima presença de público e obtendo destaque na mídia local e regional pela qualidade da programação.

Para inaugurar a programação audiovisual continuada no salão do Museu Histórico, avistando já o final de verão, o Cineclube Torres apresenta nas 7 datas previstas, de metade de março a abril, a cinematografia de 7 países, numa seleção ampla e variada; a brasileira, a ibérica (Portugal e Espanha) e a latino-americana, com filmes argentinos, venezuelanos, mexicanos e colombianos.

As sessões do Cineclube Torres, seguirão todos os protocolos de segurança previstos das disposições legais em vigor, estaduais e municipais, e as medidas sanitárias apropriadas.

Datas:

Todas segundas, nos dias 14/3, 21/3, 28/3, 4/04, 11/04, 18/04, 25/04, às 20h00

Local:

Salão do Museu Histórico de Torres

Ingressos:

ENTRADA FRANCA até lotação máxima (25lugares ca.)

Requerido o passaporte vacinal e uso de máscaras no local.

Contatos:

Email: contato@cineclubetorres.org

www.facebook.com/cineclubetorres / www.cineclubetorres.org

Fones: (51) 99449.8994

Cineclube Torres – Associação sem fins lucrativos
10 anos de existência | mais de 400 sessões públicas

CNPJ 15.324.175/0001-21 / Nº SNIIC: O-39551
Ponto de Cultura Certificado – Lei Cultura Viva
Registro ANCINE n. 33764 / Produtor Cultural Estadual n. 4917

www.cineclubetorres.org

PROGRAMAÇÃO DETALHADA:

MARÇO

Segunda, dia 14/3, 20h:

Pacarrete (BRASIL)

2019 ‧ Drama/Ficção ‧ 1h 37m

Pacarrete é uma bailarina idosa, considerada louca, que vive em Russas, no Ceará, uma cidade do interior. Na véspera da festa de 200 anos da cidade, ela decide fazer uma apresentação de dança como presente para o povo, mas só encontra indiferença e desrespeito à sua arte.

Direção: Allan Deberton (Brasil)


Segunda, dia 21/3, 20h:

Pelo Malo (VENEZUELA)

2014 – Drama – 1h 33m – M14

Junior é um menino com “cabelo ruim”, “pelo malo” como falam sobre seu cabelo crespo. Seu sonho é fazer alisamento para a foto do colégio, se parecer com um cantor e deixar sua mãe orgulhosa. Mas, ao invés disso, provocará uma séria batalha com ela.

Direção: Mariana Rondón (Venezuela)


Segunda, dia 28/3, 20h:

O Abraço Partido (ARGENTINA)

2004 – Drama/Comédia dramática – 1h 39m – M14

Nos anos 70, o pai de Ariel foi lutar na guerra do Yom Kippur e nunca mais retornou à Argentina. Sem perspectivas no país, o jovem sonha em conseguir a cidadania polonesa para ir viver na Europa, mas seus planos mudam quando o pai volta para casa.

Diretor: Daniel Burman (Argentina)


ABRIL

Segunda, dia 4/4, 20h:

O Abraço da Serpente (COLÔMBIA)

2015 – Drama/Aventura – 2h 5m – M12

Théo é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade. Quarenta anos depois, a trilha de Théo é seguida por outro explorador, Evan.

Direção: Ciro Guerra (Colômbia)


Segunda, dia 11/4, 20h:

Segunda-Feira ao Sol (ESPANHA)

2002 – Drama/Comédia – 1h 54m – M14

Uma cidade portuária da Espanha é assolada pela crise financeira, o que faz com que sua principal indústria naval demita vários de seus funcionários. Eles encontram consolo em um bar e lá tentam se reerguer.

Diretor: Fernando León de Aranoa (Espanha)


Segunda, dia 18/4, 20h:

Zona do Crime (MÉXICO)

2007 – Drama/Thriller – 1h 37m – M16

La Zona é um condomínio privado onde vive Alejandro. No dia do seu aniversário, assaltantes invadem uma das casas e acabam matando uma mulher. Sua casa vira centro de reuniões dos moradores, que decidem capturar o ladrão.

Direção: Rodrigo Plá (Uruguai)


Segunda, dia 25/4, 20h:

Capitães de Abril (PORTUGAL)

2000 ‧ Drama/Ficção histórica ‧ 2h 5m

Uma canção, Grândola Vila Morena (Zeca Afonso) serve de senha para o início da Revolução dos Cravos em Portugal. Em uma noite de abril do ano de 1974, militares antifascistas (o MFA) se unem a civis para derrubarem o regime fascista em Portugal. O filme, da atriz e diretora Maria de Medeiros, foca na trajetória de dois jovens militares, um deles a simbólica figura de capitão Salgueiro Maia.

Direção: Maria de Medeiros (Portugal)