O Auditório José Antônio Picoral, tradicional local das exibições do Cineclube Torres, vai continuar a ser gerenciado pelo poder público municipal mas vai ser objeto de uma pequena intervenção com reparos e requalificação antes da sua reabertura ao público.
Assim, enquanto se aguarda a realização destas obras, o Cineclube Torres fechou uma parceria com o Möva – Espaço.Integrado para realização de algumas sessões em março e possibilitar a realização de pelo menos uma parte do ciclo de exibições centrado na expressão Ibero-Americana, um ciclo já tradicional nos verões de Torres (8 anos) e que foi cancelado devido à indisponibilidade do Auditório municipal.
Nesta edição de 2020 do Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana estarão previstas 4 exibições com filmes de 4 países latino-americanos, incluindo um filme brasileiro, compondo assim um panorama variado da expressão cinematográfica do nosso continente e de algumas das problemáticas que o assolam.
Abre o ciclo na próxima terça-feira, dia 10 às 20:30, o sensível filme argentino “A Noiva do Deserto”, de Cecilia Atán e Valeria Pivato, com mais uma extraordinária interpretação da atriz chilena Paulina García, numa fábula moderna de uma empregada doméstica viajando em busca não só de um trabalho digno para seu sustento, mas também de uma felicidade há muito negada.
Completam o ciclo mensal o filme nacional “Mutum” de Sandra Kogut (terça-feira dia 17/3), adaptação da novela Campo Geral de Guimarães Rosa, o filme “Pelo Malo” da venezuelana Mariana Rondón (segunda-feira dia 23/3) e “O Abraço da Serpente” do colombiano Ciro Guerra (terça-feira dia 31/3), um filme este sobre a cultura indígena amazônica selecionado e premiado em vários festivais mundiais.
As exibições serão todas com entrada franca no Möva – Espaço Integrado, localizado na Silva, 1313, perto das Quatro Praças, às 20:30.
Tanto o Cineclube Torres como o Möva integram o Circuito das Artes do Território das Torres, uma recente agremiação de espaços e movimentos culturais da cidade de Torres para fomentar e divulgar a cultura na cidade.
Cineclube Torres
Apresenta
8º Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana
No Möva – Espaço Integrado
Av. Silva Jardim, 1313
*
3ª 10 de março, 20h30:
A Noiva do Deserto (La Novia del Desierto)
2017 – Drama – 1h 25m – M12
Direção: Valeria Pivato e Cecilia Atán (Argentina)
Teresa tem 54 anos e trabalha como empregada doméstica em uma casa de família de Buenos Aires. Por décadas, ela encontrou refúgio em suas rotineiras tarefas. Quando a família coloca a casa à venda, a vida de Teresa começa a mudar drasticamente.
*
3ª 17 de março, 20h30:
Mutum
2007 – Drama – 1h 35m – M16
Direção: Sandra Kogut (Brasil)
Na companhia do irmão, Thiago precisa enfrentar as lições de vida, violência e maturidade. Sua infância é lentamente deixada para traz, vivendo na mata escura e assustadora, mas também repleta de cumplicidade e brincadeiras.
*
2ª 23 de março, 20h30:
Pelo Malo
2014 – Drama – 1h 33m – M14
Direção: Mariana Rondón (Venezuela)
Junior é um menino com o cabelo ruim, como falam sobre seu cabelo crespo. Seu sonho é fazer alisamento para a foto do colégio, se parecer com um cantor e deixar sua mãe orgulhosa. Mas, ao invés disso, provocará uma séria batalha com ela.
*
3ª 31 de março, 20h30:
O Abraço da Serpente (El abrazo de la serpiente)
2015 – Drama/Aventura – 2h 5m – M12
Direção: Ciro Guerra (Colombia)
Théo é um explorador europeu que conta com a ajuda do xamã Karamakate para percorrer o rio Amazonas. Gravemente doente, ele busca uma lendária flor que pode curar sua enfermidade.
Candidato ao Oscar para prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em 2015
*
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917