Comédias do Mundo

O Cineclube Torres se despede do 2015 com sorriso, na esperança de um 2016 com mais cultura e participação, que são os fundamentos da associação. Apesar de serem só 4 títulos, o leque das comédias que integram a programação de Dezembro é muito amplo: abrange temporalmente três décadas e geograficamente desde a Europa Central até ao Japão, passando pelo oriente médio. Além disso, nas suas temáticas, os filmes acolhem aspectos socioculturais diversos, problemas geopolíticos crônicos como o da Palestina, chegando a temas mais íntimos, como a relação parental e a orientação sexual. O que une todas estas obras de conceituados realizadores mundiais, é a procura de desencadear no público o riso, seja ele amargo e sarcástico ou aberto e escrachado, como um elemento fundamental para viver e também entender a realidade.

Como todas as atividades do Cineclube Torres lembramos que a entrada é franca e debate e convívio, antes e após o filme, são sempre bem vindos.

Segunda-Feira 7 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

Tampopo (1985)

de Iuzo Itami (Japão)

Tampopo é uma comédia do ator Iuzo Itami, lançada na época como o primeiro “Ramen Western”, ironizando sobre a coeva geração de filmes “Spaghetti Western” italianos: de fato o fio condutor da trama é a sopa com macarrão, o “Ramen”, prato central na gastronomia japonesa, cuja receita perfeita é ansiosamente procurada pela protagonista, a Tampopo. A trama principal do filme é constantemente interrompida por vinhetas referentes à cozinha japonesa, uma excelente oportunidade para conhecer não só os pratos principais, mas as próprias tradições e rituais gastronômicos a eles associados.

*

Segunda-Feira 14 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

O Monstro (1994)

de Roberto Benigni (Itália)

Roberto Benigni em uma das suas mais conhecidas e hilariantes comédias antes do sucesso de “A Vida e Bela”. Inspirado num fato verídico de crônica dos anos 80 (“Il Mostro di Firenze”) o ator interpreta um simples pintor de letreiros e modesto ladrão que é confundido pela policia com um perigoso serial killer. Durante a investigação, cômicos mal entendidos se sucedem em sequência, contribuindo para complicar ainda mais a sua delicada situação.

*

Segunda-Feira 21 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

Intervenção Divina (2002)

de Elia Suleiman (Palestina)

Um ano após nosso ciclo sobre a Palestina, voltamos ao “local do crime” e essa definição não poderia ser mais adequada para o lugar visto que a ação se passa na mítica Nazaré, lugar do nascimento de Jesus pelo Novo Testamento e também a maior aglomeração urbana árabe de Israel. Esta dramática dicotomia é representada numa sequencia de “sketches”, ironizando sobre o conflito local, ancestral e permanente, numa comédia que beira o “nonsense” e o estilo clássico à Buster Keaton, mas de forma mais ácida e sardônica, onde nem o Papai Noel vai sair ileso.

*

Segunda-Feira 28 de Dezembro

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

Eu, a Mamãe e os Meninos (2013)

de Guillaume Gallienne

Guillaume Gallienne interpreta a si próprio numa história sobre a relação com a própria mãe, autoritária, que sempre pensou que ele fosse diferente dos irmãos, e decidiu criá-lo como uma garota. Passados anos, depois de várias confusões e histórias engraçadas, Guillaume decide contar numa peça de teatro como conseguiu finalmente fazer as pazes com a sua sexualidade. Excepcional prova do autor e ator francês, que interpreta também a maioria dos personagens principais do filme.

Produção e organização:

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos