No mês de Agosto o Cineclube Torres terá uma programação centrada na reflexão sobre a dimensão espiritual e ética da vida, principalmente na dicotomia entre matéria e espírito, corpo e alma. Serão apresentados filmes muito diferentes entre si, produzidos por cinematografias distantes de realizadores reconhecidos, mas com o denominador comum de ser objetos artísticos capazes de estimular a reflexão sobre o tema, nunca se posicionando de forma ortodoxa ou definitiva.
Como todas as atividades do Cineclube Torres, a entrada é franca e o debate após o filme é sempre bem vindo.
*
Segunda-Feira 3 de Agosto
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Além da Vida (2010)
de Clint Eastwood
Três pessoas são tocadas pela morte de maneiras diferentes. George é um americano que desde pequeno consegue manter contato com a vida fora da matéria, mas considera o seu dom uma maldição e tenta levar uma vida normal. Marie é jornalista, francesa, e passou por uma experiência de quase morte durante um tsunami. Em Londres, o menino Marcus perde alguém muito ligado a ele e parte em busca desesperada por respostas. O caminho deles irá se cruzar: uma oportunidade para cada um questionar as próprias crenças.
O filme terá como sua extensão um bate papo/debate na Quinta Feira dia 6 de Agosto às 18h, no Espaço Cultural Ten Caten:
*
Segunda-Feira 10 de Agosto
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Je vous salue, Marie (1985)
de Jean-Luc Godard
Duas histórias paralelas são organizadas no filme para mostrar a difícil convivência entre corpo e espírito. A primeira é a de Maria (Myriem Roussel) uma menina estudante, que trabalha no posto de gasolina do seu pai, e de José (Thierry Rode) é um jovem que trabalha de taxista: ao saber da gravidez de sua namorada, José a acusa de traição e quer se separar. A segunda história é a de um professor de ciências que estuda a origem da vida e que tem um caso com uma de suas alunas. Este filme polêmico de um dos fundadores da “Nouvelle Vague” foi, na época do seu lançamento, proibido nas salas brasileiras.
*
Segunda-Feira 17 de Agosto
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Asas do Desejo (1987)
de Wim Wenders
Numa Berlim ainda dividida pelo muro, anjos convivem com o tédio e a insatisfação, sofrendo como a grande parte da humanidade que protegem. Uma reflexão poética sobre a dicotomia clássica entre carne e espírito, sobre a consciência de si e sobre a metafísica do tempo e do espaço numa atmosfera nostálgica de uma fotografia em larga parte em preto e branco. O filme foi premiado em Cannes, e considerado pela crítica internacional um dos melhores da década de 80.
*
Segunda-Feira 24 de Agosto
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Francesco (1989)
de Liliana Cavani
A vida de S. Francisco de Assis narrada sem idealismos, com um realismo que exalta a humanidade e a radicalidade da figura histórica mas trazendo igualmente a sua mensagem até aos nossos dias. Magnificamente interpretado pelo controverso ator Mickey Rourke, que exalta as características contraditórias e terrenas da personagem.
*
Segunda-Feira 31 de Agosto
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Primavera, Verão, Outono, Inverno… e Primavera (2003)
de Kim Ki-Duk
Uma história simples sobre o sentimento de culpa e o desejo da sua redenção, abrangendo religião e psicologia, materialidade e espírito, numa complexa aprendizagem pelas suas diversas perspectivas. Aspetos da vida numa perspectiva oriental, não linear mas cíclica em sintonia com a natureza, num filme de deslumbrante beleza poética e figurativa.
Produção e organização:
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Produtor Cultural Estadual n. 4917