A partir de dia 11 seguem as Segundas cineclubistas no Restaurante A Prainha, fora do seu horário de abertura, às 20 horas com filmes relacionados à arte do Teatro.
O ciclo de 3 filmes selecionados começa na segunda dia 11 com um clássico do novo cinema norte americano do mestre john Cassavettes, “Noite de Estréia” com a atriz Gena Rowlands, musa do ator e diretor americano. Segue um recente título frances “Pedalando com Molière” de Philippe Le Guay numa comêdia dramática com roteiro inteligente e sensível. Termina o ciclo um título brasileiro que foi pensado e financiado como série televisiva (canal fechado) e posteriormente adaptado como longa metragem, pela sua autora Tata Amaral, o filme “Trago Comigo”, levando à tela por meio de um imaginado palco teatral histórias do período da ditadura.
As sessões tem entrada franca, contando com o patrocínio da Up Idiomas, da Torres Calçados, da Pizzaria Panzerotti e do Advogado César Zortéa e a parceria cultural com o Restaurante A Prainha e a Pandora Filmes.
2ª Feira – 11 de Setembro – 20h
Noite de Estréia (Opening Night – 1977)
Direção: John Cassavettes
EUA – Drama
Uma atriz enquanto ensaia para estréia de uma nova uma peça escrita por uma amiga, vivencia uma sequencia de imprevistos dramáticos que acabam por desencadear uma profunda crise existencial e questionar a importância da encenação face aos dramas da vida real. Filme seminal do John Cassavettes, um dos autores mais influentes do cinema estadunidense.
.
*
2ª Feira – 18 de Setembro – 20h
Pedalando com Molière (Alceste à Bicyclette – 2013)
Direção: Philippe Le Guay
FRA – Drama/comédia
Um ator teatral, Serge, cansado da sua profissão, decide se aposentar passando a viver isolado numa pequena ilha. Improvisamente chega à ilha um ator televisivo para chamar de volta à cena o ator numa nova peça, uma versão do Misantropo de Molière. Relutante a assumir o papel, o Serge começa então um jogo com o indesejado hóspede, usando para isso a arte da interpretação.
2ª Feira – 25 de Setembro – 20h
TragoComigo (2013)
Direção: Tata Amaral
Brasil – Drama
Exibida como série na TVCultura, foi sapientemente adaptada numa longa-metragem com um excelente ritmo dramático, que trata da preparação de uma peça teatral por parte de um ator e encenador para reavivar a própria memória pessoal, e coletiva, dos eventos dramáticos no período negro da ditadura brasileira. Um filme relevante e, infelizmente, atualíssimo, cedido gentilmente pela Pandora Filmes.