Após a pausa forçada em Outubro, devida à ausência de condições para projeção audiovisual no Centro de Cultura, o Cineclube Torres retomará as próprias atividades a partir de 3 de Novembro em consideração com o público, órfão da habitual proposta cultural de Segunda-Feira.
Não é uma retoma à normalidade porque a infraestrutura disponibilizada é ainda precária e inferior ao que o nosso publico estava habituado, mas continuaremos a nossa luta para garantir uma superfície de projeção digna e condizente com o espaço, o Auditório José António Picoral.
Recuperamos a temática que era prevista para Outubro, a dramática situação da Palestina que após estar em foco por logo tempo nas mídias nacionais internacionais, apesar da sua atualidade e urgência, já parece estar relegada num segundo plano.
Como todas as atividades do Cineclube Torres, a entrada é franca e o debate após o filme é sempre bem vindo.
Agenda detalhada:
Segunda-Feira 3 de Novembro
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
O Porco de Gaza (2011)
de Sylvain Estibal
Jaafar é um pescador palestino que vive na Faixa de Gaza. Impedido pela lei israelense de pescar longe da costa, se deve contentar com a magra pesca no litoral, até que um belo dia encontra algo de invulgarmente pesado na sua rede de pesca: não é o ambicionado peixe que encontra, mas um porco de mais de cem quilos. Uma divertida comédia que oferece uma perspectiva irônica e humana sobre o drama da vida cotidiana na orla da Palestina.
Segunda-Feira 10 de Novembro
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Lemon Tree – O Limoeiro (2008)
de Eran Riklis
Lemon Tree é um filme do diretor israelense Eran Riklis. Baseado em fatos reais, conta a história de uma viúva palestina que possuí um pomar de limões herdado do pai e seu único meio de sua subsistência. Mas o aromático pomar é ameaçado pela chegada de um vizinho particular: um importante político recém-nomeado Ministro da Defesa de Israel. Um drama humano sobre a dignidade e a persistência da luta individual, mesmo quando impar, face às injustiças do poder público.
Segunda-Feira 17 de Novembro
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
O Filho do Outro (2012)
de Lorraine Levy
Prestes a integrar o exército israelense para cumprir seu serviço militar, o judeu Joseph descobre que foi trocado na infância com Yacine, filho de uma família palestina da Cisjordânia. Com esta descoberta, a vida das duas famílias se transforma radicalmente, forçando cada um a recolocar em novas perspectivas seus valores e sua identidade.
Segunda-Feira 24 de Novembro
Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00
Uma Garrafa no Mar de Gaza (2013)
de Thierry Binisti
. Apenas 60 milhas os separam Tal, estudante em Jerusalém, e Naim, jovem palestino morador de Gaza, mas o histórico de guerra entre os povos e o ódio milenar é o grande inimigo. Uma história de amizade e amor, em territórios perigosos, procurando ultrapassar todos os preconceitos étnicos e religiosos.
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Produtor Cultural Estadual n. 4917