Cineclube Torres e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer
apresentam
Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana
Para chegada da temporada de verão, momento no qual a cidade recebe milhares de turistas, na maioria do cone sul do continente, o Cineclube Torres elaborou pelo 7º ano uma programação centrada em produções cinematográficas de expressão ibero-americana, oriundas de vários países sul americanos e ibéricos.
A importância da reflexão sobre esta complexa identidade cultural é particularmente interessante no Rio Grande do Sul, que culturalmente representa lugar de confluência das diretrizes fundamentais que compõem esta particular expressão.
Este ano estarão representadas, numa seleção ampla e variada, a cinematografia brasileira, a ibérica (Portugal e Espanha) e a latino americana, com filmes argentinos, chilenos, venezuelanos, peruanos e cubanos.
JANEIRO:
Segunda Feira – 07/01 – 20h
A Caixa
1994 ‧ Drama/Comédia ‧ 1h 36m – Class. Etária M12
Direção: Manoel de Oliveira – Portugal
Todo o filme é ambientado na Alfama, um típico bairro de Lisboa. Nesse Bairro vive um cego, que sobrevive das esmolas recolhidas diariamente no beco onde mora junto da filha e do um genro. A filha para além de se ocupar das tarefas domésticas ainda passa a ferro para fora, enquanto o marido é um marginal desempregado, que vive à custa da caixa do cego. Até que um dia a caixa é roubada.
*
Segunda Feira – 14/01 – 20h
O Décimo Homem (El Rey de Once)
2016 ‧ Drama/Comédia ‧ 1h 22m – Class. Etária M12
Direção: Daniel Burman – Argentina
Ariel é um empresário bem sucedido que retorna a Once, o bairro judeu de sua infância, a pedido de seu pai, conhecido pelo trabalho de caridade que realiza no local. A partir daí, ele entra em contato com suas raízes, que tanto lhe causavam desconforto.
*
Segunda Feira – 21/01 – 20h
O Som ao Redor
2012 ‧ Thriller/Drama ‧ 2h 11m – Class. Etária M16
Direção: Kleber Mendonça Filho – Brasil.
A vida dos residentes de uma rua de classe média de Recife toma um rumo inesperado quando uma empresa de segurança particular é contratada para trazer paz aos moradores. Para alguns deles, a presença dos guardas cria mais tensão do que alívio.
*
Segunda Feira – 28/01 – 20h
A Ilha da Morte (El Cayo de la Muerte)
2007 ‧ Drama/Aventura ‧ 1h 28m – Class. Etária M14
Direção: Wolney Oliveira – Cuba.
Um jovem cubano sonha em trabalhar com cinema em Hollywood. Mas seu sonho fica cada vez mais distante ao se mudar para uma cidade do interior. Para sua surpresa, ele encontra uma equipe de filmagem que está no meio das gravações de um filme.
FEVEREIRO:
Segunda Feira – 04/02 – 20h
Hermano (Hermano)
2010 ‧ Esportes/Drama ‧ 1h 37m – Class. Etária M14
Direção: Marcel Rasquin – Venezuela.
Os irmãos Julio e Daniel jogam futebol no bairro. Enquanto Daniel sonha em ser profissional, Julio ganha dinheiro sujo. Quando um olheiro convida os dois para testes, os irmãos precisam tomar grandes decisões.
*
Segunda Feira – 11/02 – 20h
Meu País
2011 ‧ Drama ‧ 1h 30m – Class. Etária M12
Direção: André Ristum – Brasil.
Marcos mora na Itália, mas retorna ao Brasil ao descobrir sobre a morte de seu pai. Nessa viagem ele reencontra o irmão Tiago e descobre que tem uma meia-irmã, que sofre de um problema mental. Ao mesmo tempo em que precisam lidar com o luto, Marcos e Tiago tentam se adaptar a uma vida nova e se acostumar com a nova irmã.
*
Segunda Feira – 18/02 – 20h
Viver é Fácil Com os Olhos Fechados (Vivir es Fácil com lós Ojos Cerrados)
2013 ‧ Comédia dramática ‧ 1h 48m – Class. Etária M14
Direção: David Trueba – Espanha.
Em 1966, Antonio, um professor de ensino médio da Espanha que usa as músicas dos Beatles para ensinar o inglês, embarca em uma jornada para conhecer John Lennon em Almeria, onde ele está gravando um filme. No caminho dá carona a um casal jovem: um garoto que fugiu de casa e uma garota que também parece estar fugindo de algo.
*
Segunda Feira – 25/02 – 20h
Singularidades de uma Rapariga Loura
2009 ‧ Drama/Romance ‧ 1h 4m – Class. Etária M14
Direção: Manoel de Oliveira
Macário trabalha como contador no armazém de seu tio Francisco, em Lisboa. É seu primeiro emprego. Do outro lado da rua mora Luísa Vilaça, uma jovem loira por quem se apaixona de imediato. Logo resolve se casar com ela, mas o tio não concorda com a ideia e, além de despedi-lo, o expulsa de casa. Macário parte de Lisboa, mas tem certeza que não esquecerá Luísa.
*
Quinta Feira – 28 /02 – 20h
CINECULT – DOC
O grande Tambor
2010 ‧ Documentário ‧ 2h 4m – Class. Etária LIVRE
Direção: Coletivo Catarse- Brasil
O filme narra a trajetória do Tambor de Sopapo, que testemunha a diáspora africana no Rio Grande do Sul. Sua matriz vem pelas mãos e mentes dos africanos escravizados para a região das charqueadas, ao extremo sul do Brasil. É considerado sagrado, mas a partir da década de 1950, inicia seu caminho no carnaval, quando surgiram as primeiras escolas de samba no estado. O Grande Tambor conta uma parte da história sobre a contribuição dos afrodescendentes na formação simbólica e cultural do povo do Rio Grande do Sul.
MARÇO:
Segunda Feira – 04/03 – 20h
A Noiva do Deserto
2017 ‧ Drama ‧ 1h 25m – Class. Etária M12
Direção: Valeria Pivato e Cecilia Atán – Argentina
Teresa tem 54 anos e trabalha como empregada doméstica em uma casa de família de Buenos Aires. Por décadas, ela encontrou refúgio em suas rotineiras tarefas. Quando a família coloca a casa à venda, a vida de Teresa começa a mudar drasticamente.
*
Sexta Feira – 8/03 – 20h
Sessão Especial Dia da Mulher
A Memória Que Me Contam
2012 ‧ Drama ‧ 1h 40m Class. Etária M14
Direção: Lúcia Murat – Brasil
A ex-guerrilhera Ana, ícone do movimento de esquerda, é o último elo entre um grupo de amigos que resistiu à ditadura militar no Brasil. Com a iminente morte da amiga, eles se reencontram na sala de espera de um hospital. Entre eles está Irene, uma diretora de cinema que sente-se perdida diante da iminente morte da amiga e que precisa ainda lidar com a inesperada prisão do seu marido.
*
Segunda Feira – 11/03 – 20h
Uma Mulher Fantástica (Uma Mujer Fantastica)
2017 ‧ Drama ‧ 1h 44m. Etária M14
Direção: Sebastián Lelio – Chile
Marina é uma mulher trans. Quando seu parceiro morre, ela se vê diante da raiva e do preconceito da família dele. Ela luta por seu direito de sofrer, com a mesma energia ininterrupta que ela exibiu quando lutou para viver como uma mulher.
*
Segunda Feira – 18/03 – 20h
Um Filme Falado
2003 ‧ Comédia dramática ‧ 1h 36m – Etária M14
Direção: Manoel de Oliveira – Portugal
A professora de história Rosa Maria embarca com a filha em um cruzeiro pelo Mediterrâneo com destino a Bombaim, e na viagem visita Marselha, Grécia, Cairo e Istambul, explicando à filha a importância destes locais para a civilização ocidental.
*
Segunda Feira – 25/03 – 20h
Pantaleão e as Visitadoras (Pantaléon y las Visitadoras)
2000 ‧Comédia dramática ‧ 2h 24m – Etária M16
Direção: Francisco J. Lombardi – Perú
Pantaleão Pantoja é um capitão do exército peruano encarregado de uma missão especial: levar um grupo de prostitutas através do rio Amazonas, de um campo militar para outro, a fim de aliviar o sofrimento dos soldados, há um longo tempo separados de suas esposas e namoradas. Mas quando Pantaleão se apaixona por Colombiana, uma das prostitutas, seus desejos entram em conflito com a necessidade do cumprimento do dever.
*
Quinta Feira – 28 /03 – 20h
CINECULT – DOC
Nostalgia da Luz (Nostalgia de la Luz)
2010 ‧ Documentário ‧ 1h 30m – Class. Etária LIVRE
Direção: Patricio Guzmán – Chile
No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Mas ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes, mártires na ditadura chilena, na terra do deserto.
Cineclube Torres
Associação sem fins lucrativos
CNPJ 15.324.175/0001-21
Registro ANCINE n. 33764
Produtor Cultural Estadual n. 4917