No próximo mês de Abril o Cineclube Torres estará apresentando uma programação de 4 filmes nos quais as várias sugestões musicais se articulam e se integram de forma significativa à trama fílmica.
Terá obras com estreita conotação musical como “Quadrophenia” e “Cotton Club”: a primeira ambientada na Inglaterra dos anos 60 com musica Rock do grupo The Who, banda que recentemente passou no Brasil, a segunda reproduzindo a era dos Clubes de Jazz de New York, num período entre a década 20 e 30, o período do proibicionismo, a famosa Lei Seca, que corresponde também à escalada da criminalidade organizada na economia e nas estruturas de poder local.
O titulo brasileiro “A Orquestra dos Meninos” acompanha a ascensão da celebre orquestra composta por crianças trabalhadoras nos campos do pequeno município de São Caetano, agreste de Pernambuco; uma história verídica de ascensão através da arte contrariando o sistema classista e elitista que ainda hoje perdura no Brasil.
Biográfico é também o último filme do mês, “O Segredo de Beethoven”, que retrata os últimos anos de vida do celebre compositor e a colaboração com uma jovem e talentosa compositora escolhida para auxiliar na escrita musical.
As sessões continuarão sendo às segundas feiras, no Auditório José Antônio Picoral, na atual Casa da Terra e antigo Centro Municipal de Cultura, sempre às 20h, com entrada franca.
PROGRAMAÇÃO:
Segunda Feira dia 2 de Abril – 20h
Auditório José Antônio Picoral
Quadrophenia
de Franc Roddam
Reino Unido – 1979 – Drama/Musical
Inspirado e comentado musicalmente pelo álbum homônimo do grupo “The Who”, o filme retrata a Londres dos anos 60 com o surgimento das primeiras tribos urbanas. Mods e Rockers são grupos rivais de jovens que canalizam, em violência mutua e gratuita, o ódio pela geração anterior, pelo próprio país e pelos medíocres empregos, numa espiral de consumo de álcool e anfetaminas. Seus únicos referenciais positivos são o rock e a liberdade em lambretas reluzentes e super acessoriadas.
Em 2004 a revista Total Film elegeu Quadrophenia o 35º melhor filme britânico de todos os tempos.
*
Segunda Feira dia 16 de Abril – 20h
Auditório José Antônio Picoral
A Orquestra dos Meninos
de Paulo Thiago
Brasil – 2008 – Drama
Um maestro de extração simples, mas ligado à musica, com grande visão e esforço consegue organizar e manter em atividade uma orquestra formada um grupo de crianças pertencentes a uma diminuta comunidade rural do interior de Pernambuco.
Embora o filme não consiga alcançar elevados resultados artísticos, inclusive por irregularidade nas interpretações, ele representa um testemunho importante, hoje como na época, da dificuldade da promoção social e cultural em comunidades carentes, contrariando o sistema classista predominante.
*
Segunda Feira dia 16 de Abril – 20h
Auditório José Antônio Picoral
Cotton Club
de Francis Ford Coppola
EUA – 1984 – Drama/Policial/Musical
Um músico de Jazz salva a vida de um gângster, que o leva para trabalhar em sua casa noturna em Harlem, New York. No clube conhece e se apaixona pela namorada do bandido, um amor perigoso visto o caráter violento e vingador dele, ainda mais num ambiente permeado pela violência e pela segregação racial, onde somente a musica parece indicar o caminho para a redenção.
*
Segunda Feira dia 23 de Abril – 20h
Auditório José Antônio Picoral
O Segredo de Beethoven
de Agnieszka Holland
EUA / Hungria / Alemanha – 2006 – Drama/Biografia
Surdo às vésperas da estreia de sua Nona Sinfonia, Beethoven é obrigado a contratar como assistente Anna, uma jovem estudante do Conservatório de Música para transcrever as partituras, mas logo o maestro é obrigado a reconhecer o extraordinário talento da jovem. A ajuda e a presença de Anna acabam se tornando cruciais nos últimos anos de vida do compositor.
Na Segunda, dia 30 de Abril não haverá sessão devido à indisponibilidade do local em concomitância do Festival Internacional de Balonismo.