Oggi

Para Maio o Cineclube Torres propõe aos seus associados e ao público em geral um ciclo de filmes denominado “Oggi” (“hoje” em italiano): é um panorama sobre a cultura e sociedade italiana atual, com temas como a infância, a imigração clandestina, a crise da economia produtiva na Itália e na Europa em geral, o envelhecimento populacional, a gastronomia, a crise da família tradicional, etc.

Os 4 filmes escolhidos para integrar esse ciclo pertencem à mais recente produção cinematográfica italiana, que após algumas décadas de declínio, voltou a apresentar autores e obras originais, articulando e inovando a sua já rica tradição artística.

Como todas as atividades do Cineclube Torres, a entrada é franca e o debate após o filme é sempre bem vindo.

Segunda-Feira 4 de Maio

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

O Preço da Vida (2005)

de Marco Tullio Giordana

Um acidente em alto mar leva um garoto, Sandro, filho de uma rica família do Norte da Itália, para uma trágica realidade até então desconhecida, alterando por completo o curso da sua vida, tranquila e segura ao lado dos pais. Essa vivência, trazendo reflexões e questionamentos profundos sobre a vida e a sociedade, livre de dogmas de classe, vai acelerar o caminho do garoto para o amadurecimento e a transição para a vida adulta.

Quinta-Feira 7 de Maio

Espaço Cultural Celina Ten Caten – 18h00

 “Cinema em Debate”

sobre o ciclo de Maio e o Filme “O Preço da Vida”

Em parceria com o Espaço Cultural Ten Caten, o Cineclube Torres todo o início do mês organiza um colóquio aberto sobre a temática do ciclo de filmes do mês em curso, e em especial sobre o filme de Segunda Feira. Também representa um momento no qual cineclubistas e demais interessados, poderão dialogar sobre as atividades e a programação futura do Cineclube.

Temas para o debate:

Infância / Transição para vida adulta / Imigração clandestina / Cinema e Política

Segunda-Feira 11 de Maio

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

Almoço em Agosto (2008)

de Gianni Di Gregorio

Pleno verão em Roma: Gianni, que vive com a mãe idosa em um pequeno apartamento e com aluguel em atraso, é praticamente obrigado, para abater a sua dívida, a cuidar temporariamente também da mãe e da tia do proprietário do imóvel, durante o feriado mais clássico dos italianos, Ferragosto, dia 15 de Agosto. Ma controlar esse grupo de idosas, ansiosas para um clima de festa, alegria e liberdade não é uma tarefa fácil.

Segunda-Feira 18 de Maio

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

Um Sonho de Amor (2009)

de Luca Guadagnino

A vida, aparentemente feliz e tranquila, de uma família de industriais de Milão é na realidade minada por conflitos e paixões secretas: o peso da tradição familiar, a rígida divisão de papeis no seio do núcleo familiar, os dissídios entre os irmãos na condução da empresa mas sobretudo a infelicidade e a profunda insatisfação pessoal de vários membros, conduzem inexoravelmente e tragicamente a família à sua completa desintegração.

Segunda-Feira 25 de Maio

Centro Municipal de Cultura de Torres – 20h00

A Primeira Coisa Bela (2010)

de Paolo Virzí

Na Roma dos dias atuais, o esquivo professor Bruno é procurado por sua irmã para que ele retorne na cidade natal para visitar a mãe, à beira da morte. Meio a contragosto, Bruno vai até lá, se confrontando novamente com as memórias do passado e reconstruindo assim a insólita figura materna: simpática, irreverente e insubmissa aos padrões da família da época.

Produção e organização:

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

CNPJ 15.324.175/0001-21

Produtor Cultural Estadual n. 4917