Terminalidade é o tema para as sessões de Abril do Cineclube Torres.

Terminalidade é o tema para as sessões de Abril do Cineclube Torres.

Garantida a continuidade do projeto no Auditório José Antônio Picoral, em Abril o Cineclube começa um novo ciclo de filmes centrado no tema da terminalidade da vida, abrangendo assim, com 5 filmes internacionais, os delicados temas do envelhecimento, da doença, do suicídio e da eutanásia.

Estarão representadas as cinematografias de vários países, com destaque para as produções francesas, representadas pelo sensível e sensual filme “O Marido da Cabelereira” do mestre Patrice Leconte e pelo filme “Amor”, embora realizado por um diretor e roteirista austríaco, Michael Haneke; ambos os filmes tem a extraordinária presença de dois decanos atores franceses, respectivamente, Jean Rochefort e Jean-Louis Trintignant.

Para o tema da eutanásia, foram selecionados dois filmes, de gêneros diametralmente opostos, uma comédia negra israelense significativamente ambientada num lar de idosos e dirigida pelo casal Tal Granit and Sharon Maymon, e um drama político italiano, “A Bela que Dorme” de Marco Bellocchio, inspirado em um noto caso de crônica, sobre a luta para o direito à eutanásia dos pais de uma jovem em estado de coma profundo durante 17 anos.

Completa o leque de filme de Abril uma obra prima do mais recente cinema japonês, “O Sabor da Vida”, da diretora Naomi Kawase, um delicado retrato de uma mulher idosa que após anos de segregação a causa de uma doença, procura um sentido para a própria existência.

Para além destas cinco exibições nos habituais encontros de segunda feira, em Abril o espaço do Cineclube Torres será também etapa de um importante festival itinerante gaúcho, o CineSerra, que assim na sua 6ª edição desce até ao litoral trazendo na quinta feira dia 11 de Abril uma seleção de curtas produzidas por autores gaúchos.

Todas estas exibições, que integram o projeto “Audiovisual é Arte, Cultura e Cidadania” realizado com recursos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul por meio do Pró-cultura RS FAC (Fundo de Apoio à Cultura) e apoio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte de Torres, ocorrem no Auditório José Antônio Picoral, na atual Casa da Terra e antigo Centro Municipal de Cultura, às 20h, sempre com entrada franca.

 

 

 

Segunda-Feira – Dia 1/04 – 20h

O Marido da Cabeleireira (Le-Mari-de-la-Coiffeuse)

de Patrice Leconte

1990 – Drama/Romance – 1h 22m

Antoine é um homem de meia-idade, com alma de criança e obsessão desde a infância por cabeleireiras. Certo dia encontra a mulher de seus sonhos, a maravilhosa cabeleireira Mathilde, e se casa com ela, vivendo a partir daquele momento num estado de permanente encantamento, alimentado por irresistíveis jogos de sedução. Uma noite, porém, Mathilde deixa o salão.

Música composta por Michael Nyman.

*

 Segunda-Feira – Dia 8/04 – 20h

A Bela Que Dorme (Bella Addormentata)

de Marco Bellocchio

2012 – Drama – 1h 55m

Eluana Englaro é uma italiana de 38 anos que está há 17 anos em um estado vegetativo, em coma desde um acidente de trânsito. Seus pais lutam na justiça para conseguir autorização pela opção de deixar a filha morrer, mas a eutanásia não é permitida pela lei neste caso. A história de Eluana reflete na vida de outras pessoas questões delicadas envolvendo escolhas, respeito, amor e esperança.

 *

Quinta dia 11/04 – 20h

Sessão Especial do 6º CineSerra

Sessão com os curtas:

O Dia Seguinte (Ficção de Caxias do Sul, dirigida por Mateus Frazão)

Alpargatos – Essa Cidade Cheia de Heróis (Videoclipe de Porto Alegre/Tapes/Gravataí, dirigido por Bruno dos Anjos)

From Autumn – Almost Unreal (Videoclipe de Caxias do Sul, dirigido por Maicon Benato)

A Sombra Interior (Ficção de Santa Cruz do Sul, dirigida por Diego Tafarel)

De Boca em Boca (Documentário de Porto Alegre, dirigido por Wagner Abreu)

Sobre o 6º CineSerra:

O Festival do Audiovisual da Serra Gaúcha – CineSerra ocorre de 1º a 14 de abril, com uma programação planejada para possibilitar maior acesso do público às produções. Além da realização de sessões especiais em bairros de Caxias do Sul, promovendo a circulação dos trabalhos pelo município, as exibições também acontecem em Garibaldi, Bento Gonçalves, Gramado, Flores da Cunha, Nova Petrópolis, Porto Alegre e Torres.

 *

Segunda-Feira – Dia 15/04 – 20h

Sabor da Vida (An)

de Naomi Kawase

2015 – Drama – 1h 53m

Sentaro dirige um pequeno negócio que serve dorayakis – bolos recheados com pasta doce de feijão vermelho. Uma senhora de idade, Tokue, oferece-se para ajudar na cozinha e ele relutantemente aceita, mas é graças à sua receita secreta que o pequeno negócio passa a florescer.

Prêmios: Prêmio do Público na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

*

Segunda dia 22/04 – 20h

A Festa de Despedida (Mita Tova)

de Tal Granit e Sharon Maymon

2014 – Drama/Romance – 1h 35m

Um grupo de idosos mora em uma casa de repouso na cidade de Jerusalém onde fabricam uma espécie de máquina de auto-eutanásia, com o intuito de ajudar um companheiro em estado terminal a dar o fim à sua própria vida de maneira digna e indolor. Mas aos poucos, a notícia se espalha entre os demais moradores.

Prêmios: nove Ophir (Oscar Israelense)

 *

Segunda dia 29/04 – 20h

Amor (Amour)

de Michael Haneke

2012 – Drama/Romance – 2h 7m

Georges e Anne são dois idosos apaixonados pela arte e, principalmente, um pelo outro. Os desafios da terceira idade afetam sua forma de viver e o modo como se relacionam com a filha, mas o amor entre eles segue inabalável.

Prêmios: Palma de Ouro, Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

*

Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917