Cineclube Torres retorna com Filmes de Expressão Ibero-Americana

O Cineclube Torres retoma sua programação na próxima segunda a sua programação com o tradicional ciclo de filmes Ibero-Americanos inaugurando uma sala audiovisual em parceria com a escola Up Idiomas.

Finalmente o Cineclube Torres, recentemente agraciado em Torres com o prêmio trajetória cultural no edital da Lei Paulo Gustavo e premiado pelo Edital Federal de Pontos de Cultura Sergio Mamberti, vai ter a possibilidade de retomar a sua programação continuada.

Em ausência de disponibilidade de um espaço público e sem qualquer perspectiva real quanto a isso, a solução foi montar uma pequena sala audiovisual equipada, com lotação limitada a 20/25 pessoas, num espaço gentilmente cedido pela escola Up Idiomas.

A sala está localizada junto à escola, com acesso direto pela calçada, na Rua Cincinato Borges n. 420, quase esquina com a Rua Manuel Fortunato de Sousa, e será denominada “Sala Audiovisual Gilda e Leonardo”, em homenagem a um casal cineclubista, originário do Chile que marcou a história da associação ao longo da última década, Gilda Contreras e Leonardo Orozco (este último in memoriam).

As atividades do Cineclube Torres recomeçarão no dia 4 de março às 20 horas (a tradicional segunda cineclubista) com a sessão inaugural de mais uma edição, a 10ª, do Ciclo de Filmes de Expressão Ibero-Americana.

O filme de abertura, alusivo ao 8 março, Dia Internacional da Mulher, é o filme brasileiro “Em Três Atos” dirigido por Lúcia Murat, da qual já exibimos em passado várias obras, um filme que mistura ficção e não-ficção contando a história de duas bailarinas, com Nathália Timberg e Andréa Beltrão narrando poemas de Simone de Beauvoir.

Pela crítica (Leonardo Ribeiro do Papo de Cinema) “Com o auxílio de um ótimo trabalho de edição e fotografia, o jogo experimental da cineasta ganha em naturalidade e encantamento”, nisto lembrando outro filme da Lucia Murat, Que Bom Te Ver Viva (1989), sobre o trauma da ditadura militar brasileira.

Nesta obra o tema é diferente, Maria Alice Poppe e Angel Vianna dão vida a duas bailarinas, uma está no auge de sua carreira e a outra aos 85 anos, elas ensaiam passos de dança contemporânea em uma atmosfera que narra os processos de vida e morte e o encarar o ato de envelhecer.

O ciclo de filmes, exibidos sempre nas segundas-feiras até final de abril, prevê 11 filmes, alternando filmes brasileiros a filme de países latino-americanos e representa a décima edição de uma mostra que tradicionalmente ocupa a programação de verão do cineclube desde o início das atividades.

Desde 2012 o Cineclube Torres afirma com esta programação especial a importância da reflexão sobre a complexa identidade cultural Ibero-Americana, particularmente interessante no Rio Grande do Sul, um lugar de confluência e de síntese das diretrizes fundamentais que compõem esta peculiar expressão cultural e fílmica.

A organização das sessões é do Cineclube Torres, Associação sem fins lucrativos, Ponto de Cultura pela Lei Cultura Viva e Ponto de Memória pelo IBRAM, em atividade desde 2011, contando com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.


04 Março

Em Três Atos
Diretora: Lúcia Murat
2015 ‧ Documentário/Drama ‧ 1h 16m

Em uma mescla de ficção, documentário e literatura, o filme traz Nathália Timberg e Andréa Beltrão narrando textos de Simone de Beauvoir, ao passo que Maria Alice Poppe e Angel Vianna dão vida a duas bailarinas, uma está no auge de sua carreira e a outra aos 85 anos, elas ensaiam passos de dança contemporânea em uma atmosfera que narra os processos de vida e morte e o encarar o ato de envelhecer.


11/03

Roma
2018 ‧ Thriller/Drama ‧ 2h 15m
Diretor: Alfonso Cuarón

Cleo é empregada de Antonio e Sofía e ajuda a família a cuidar de seus quatro filhos na Cidade do México dos anos 1970. As complicações logo surgem quando Antonio de repente foge com sua amante e Cleo descobre que está grávida.


18/03

Insolação
2009 ‧ Thriller/Drama ‧ 1h 40m
Diretores: Felipe Hirsch, Daniela Thomas

O filme retrata histórias de amor não correspondido. Em uma cidade vazia, jovens e idosos confundem a febre da insolação com o nascimento delicado da paixão e vagueiam procurando o amor.


25/03

Infância Clandestina
2011 ‧ Romance/Documentário ‧ 1h 52m
Diretor: Benjamín Avila

Na década de 70, em pleno regime ditatorial argentino, o menino Juan e sua família vivem clandestinamente por discordar do governo. Quando ele se apaixona por Maria, coloca em risco o disfarce que os protege dos truculentos soldados, tudo para viver seu primeiro amor.


01/04

Aquarius
2016 ‧ Thriller/Drama ‧ 2h 25m
Diretor: Kleber Mendonça Filho

Uma jornalista aposentada defende seu apartamento, o último de um prédio antigo que fica à beira da praia, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento.


08/04

De Longe Te Observo
2015 ‧ Thriller/Romance ‧ 1h 33m
Diretor: Lorenzo Vigas Castes

Armando, de 50 anos, costuma caminhar pela cidade de Caracas, buscando a companhia de garotos jovens. Ele oferece dinheiro, para que os rapazes o acompanhem até sua casa. Um dia, Armando faz a oferta a Elder, de 17 anos, que é líder de uma gangue de criminosos. Elder aceita a oferta, mas, na casa de Armando, o agride e rouba seu dinheiro. A partir desse encontro, surge um complexo relacionamento entre eles, já que Armando continua a procurá-lo e Elder precisa de dinheiro.


15/04

Deslembro
2018 ‧ Drama/Ficção ‧ 1h 45m
Diretora: Flávia Castro

Joana é uma adolescente que mora em Paris com a família. Quando a anistia é decretada no Brasil, ela volta ao Rio de Janeiro, cidade em que nasceu e onde seu pai desapareceu nos porões do DOPS. Lá, seu passado ressurge.


22/04

O Botão de Pérola
2015 ‧ Documentário/Drama ‧ 1h 22m
Diretor: Patricio Guzmán

O cineasta Patricio Guzmán observa as águas do Chile, onde foram jogados milhares de pessoas durante a ditadura. Ele faz uma triangulação entre a geografia (a condição insular do país), o passado colonial (com a morte e estupro de índios) e a ditadura de Pinochet.


29/04

Domésticas
2001 ‧ Comédia/Documentário ‧ 1h 30m
Diretores: Nando Olival, Fernando Meirelles

Empregadas domésticas contam suas desventuras em busca de futuro melhor ou da patroa perfeita. Limpam casas e sonham com carreira de modelo, casamento, um marido melhor, estudos. Cinco delas têm expectativas diferentes, mas vivem a mesma realidade.